Setecidades Titulo
Presos dois irmãos acusados de assassinar PM
Renata Gonçalez
Do Diário do Grande ABC
17/04/2004 | 21:44
Compartilhar notícia


Uma ação conjunta entre policiais civis e militares resultou na prisão dos dois acusados pelo assassinato do soldado do 24º Batalhão da Polícia Militar Maurício Soares Coelho, 35 anos, morto a tiros na tarde da última quinta-feira durante patrulhamento no Jardim Marilene, em Diadema. A força-tarefa, realizada em sigilo e apoiada por denúncias anônimas, começou instantes depois do crime e terminou na madrugada deste sábado, quando a polícia localizou a dupla – os irmãos Francisco José da Silva Filho, 26 anos, e Antônio Francisco da Silva, 20 – escondida na casa dos pais, em Guarulhos. Coelho foi o terceiro policial militar morto em Diadema desde o início do ano.

Segundo o comandante da ação, o sargento da Força Tática do 24º BPM, Luís da Rocha Santana Júnior, os dois irmãos respondem por outros processos criminais, a maioria roubos e furtos. O mais velho, Francisco Silva, tem passagem por outro homicídio qualificado, e era fugitivo da Cadeia Pública de Diadema.

De acordo com o Boletim de Ocorrência registrado no 3º Distrito Policial, os dois irmãos teriam matado Coelho para “assegurar a vantagem obtida em outro crime”; no caso, um assalto a um comerciante de ovos ocorrido na última terça-feira, também em Diadema.

Segundo o sargento Luís Rocha, o mesmo delito – cometido sempre contra a mesma vítima e sob ameaça de revólver – vinha se repetindo com grande freqüência, motivo pelo qual o patrulhamento havia sido reforçado no bairro onde o comerciante (cujos dados foram preservados pela polícia) trabalha. “O comerciante chegou a sofrer mais de 20 assaltos, sempre pelos dois irmãos. Na última vez (terça-feira passada), quando roubaram R$ 400, eles prometeram voltar ao estabelecimento para matá-lo”, disse o sargento.

Na quinta-feira à tarde, a dupla se dirigiu ao local do assalto para cumprir a promessa, mas não contava com a presença do soldado Coelho. Ciente da ameaça feita ao comerciante, o policial reconheceu os dois irmãos de acordo com as características apresentadas na delegacia e, mesmo à paisana, os abordou, dando voz de prisão. Os dois atiraram contra o policial e fugiram em seguida. Coelho foi atingido por dois tiros e morreu na hora.

Denúncia – O sargento Rocha contou que, por meio de denúncias anônimas, policiais da Civil e da Militar chegaram à irmã dos assaltantes, que acabou sendo detida por colaborar com a fuga da dupla para Guarulhos. Pressionada, ela acabou dizendo o endereço da casa dos pais. Na madrugada deste sábado, Francisco e Antônio Silva foram surpreendidos pelos policiais, e estão detidos na Cadeia Pública de Diadema. O soldado Coelho foi sepultado sexta-feira no Cemitério Vale da Paz. Ele morava em Diadema, era casado e deixou filhos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;