Internacional Titulo
França estuda envio de força de paz ao Haiti
Do Diário OnLine
Com Agências
17/02/2004 | 11:05
Compartilhar notícia


O ministro francês de Relações Exteriores, Dominique Villepin, afirmou, nesta terça-feira, a possibilidade do envio de uma força de paz internacional ao Haiti, já que o país enfrenta uma intensa rebelião popular contra o governo de Jean Bertrand Aristide.

Villepin declarou ainda, em um pronunciamento à radio estatal francesa France-Inter, a criação de uma 'célula de crise' em Paris para preparar uma resposta à crise do país mais pobre da América Latina e antiga colônia francesa.

"Queremos refletir sobre o que se pode fazer em caráter de urgência. Talvez uma força de paz", disse o ministro.

"Estamos em contato com nossos interlocutores nas Nações Unidas, que enviaram uma missão humanitária, para ver o que se pode fazer", acrescentou.

O governo francês disse poder intervir na crise haitiana, e que muitos países estão dispostos a ajudar.

"Temos uma plataforma, temos elementos muito importantes perto do Haiti com nossos departamentos na Antilhas e Guiana", disse Villepin.

Pedido de ajuda - A decisão francesa de enviar ajuda ao Haiti foi tomada pelo pedido do presidente Aristide, realizado na segunda-feira, dia 16, após a cidade de Hinche cair no poder dos ex-militares haitianos. Na ocupação da região três policiais foram mortos.

A revolta armada contra o governo atual do Haiti, que controla também a cidade de Gonaives, ao norte de Porto Príncipe, já causou 55 mortes nos últimos dez dias.

O restante do país ainda não foi atingido pela rebelião.

A República Dominicana fechou, na segunda-feira, sua fronteira de 360 quilômetros com o Haiti, já que o governo dominicano especula a possibilidade de um êxodo da população haitiana.

A Revolta - A insatisfação civil e paramilitar do Haiti com o governo de Aristide, ex-padre e eleito por voto popular, deve-se a suspensão de milhões de dólares em doações realizadas por outros países por motivos de fraudes nas eleições legislativas de 2000.

Contudo, protestos contra corrupção e má administração de Aristide têm ocorrido no país há vários meses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;