Economia Titulo
G20 vai adotar cooperação para restaurar sistema financeiro
Da AFP
15/11/2008 | 09:39
Compartilhar notícia


O grupo de grandes países industrializados e emergentes do G20 se declarou neste sábado "decidido a reforçar sua cooperação" para restaurar o crescimento mundial e reformar o sistema financeiro, em um comunicado oficial divulgado ao término de sua primeira cúpula, em Washington.

"Estamos decididos a aumentar nossa cooperação e trabalhar juntos para restaurar o crescimento global e aaprovar as reformas necessárias nos sistemas financeiros mundiais", indica o comunicado final do G20.

No documento, os líderes do grupo - cujos países representam 85% da economia mundial - se comprometem a aplicar medidas fiscais para estimular as economias nacionais, e lista seis áreas que devem ser priorizadas antes de 31 de março de 2009.

As prioridades apontadas são: a reforma dos aspectos da regulação que colaboram para a crise, as normas de contabilidade, a transparência dos mercados derivados, as práticas de remuneração e a avaliação das necessidades de capital das instituições financeiras internacionais

Os ministros das Finanças dos países do G20 também deverão estabelecer uma lista das entidades financeiras cuja quebra afetaria gravemente o conjunto do sistema.

Emergentes - Os chefes de Estado e governo do G20 concordaram neste sábado em aumentar a representação dos países em desenvolvimento no Fundo Monetário Internacional (FMI) e no Banco Mundial (Bird), segundo o comunicado divulgado após o fim da cúpula, em Washington.

"Estamos decididos a fazer avançar a reforma das instituições de Bretton Woods, de forma a refletir melhor a evolução dos respectivos pesos econômicos na economia mundial para aumentar sua legitimidade e eficácia", destaca o texto.

"Nesse sentido, as economias emergentes e em desenvolvimento, incluindo os países mais pobres, devem ter sua voz mais ouvida e ser melhor representados", afirma o comunicado oficial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;