Economia Titulo
Ajuste na Argentina causa conflitos políticos
Do Diário do Grande ABC
29/05/2000 | 17:06
Compartilhar notícia


A drástica reduçao do gasto público determinada nesta segunda-feira pelo Governo social-democrata argentino recebeu tanto fortes críticas de políticos e sindicalistas como calorosos apoios de empresários e economistas liberais.

O vice-presidente Carlos Alvarez defendeu as medidas em uma entrevista à imprensa, ao afirmar que a reduçao dos salários de 140 mil funcionários do Estado "foi a alternativa encontrada para substituir a demissao".

Mas um dos líderes da oposiçao peronista neoliberal, o governador Carlos Ruckauf, da província de Buenos Aires, disse que "o Governo teve um erro de diagnóstico, porque aprofundará a recessao".

Entretanto, o corte de US$ 938 milhoes no gasto público, para entrar em linha com as metas fiscais, foi elogiado por economistas e empresários, entre eles os que serao beneficiados pela anunciada desregulamentaçao das obras sociais de saúde e plano de obras públicas.

A bateria fiscal também teve o efeito de unir os líderes da entral operária Confederaçao Geral do Trabalho (CGT), o liberal Rodolfo Daer e o dissidente Hugo Moyano, que coincidiram em repudiá-la, sem descartar medidas de força.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;