Política Titulo
TRE chama 19,5 mil pessoas para as eleições do ABC
Regiane Soares
Do Diário do Grande ABC
21/09/2002 | 19:37
Compartilhar notícia


Se os números de candidatos que disputam estas eleições impressionam – mais de 3 mil só no Estado de São Paulo –, a quantidade de pessoas que trabalharão para garantir a realização da votação também não deixa a desejar. Apenas no Grande ABC foram convocados 19,5 mil pessoas para prestar serviços nas seções de votação.

Em todo o Estado, 307.478 pessoas trabalharão no dia da eleição, segundo o TRE (Tribunal Regional Eleitoral). O número inclui funcionários, membros de juntas apuradoras, mesários e juízes. Porém, na avaliação do Tribunal, os mesários têm papel fundamental para a realização do pleito. “Somos gratos aos mesários que trabalham sem receber nada e, sem eles, a eleição não sairia”, disse a chefe da 156ª Zona Eleitoral, de Santo André, Marli da Silva Redigulo.

Apesar de expressivo, o número de convocados para trabalhar nas eleições anteriores, desde a votação até a apuração, era duas vezes maior do que agora. A redução se deve à informatização do processo eleitoral, o que apressou a totalização dos votos. Com a utilização da urna eletrônica em todos municípios paulistas, a previsão é que nesta eleição 90% dos votos sejam apurados quatro horas após o início da transmissão dos dados.

A informatização do processo eleitoral também permitirá ao eleitor acompanhar os resultados parciais da totalização dos votos pela Internet. Os dados estarão disponíveis no site do TRE (www.tre-sp.gov.br), que também transmitirá os dados, simultaneamente, a provedores de Internet.

O atraso na votação também é esperado no dia da eleição. O motivo, segundo a Justiça Eleitoral, é a quantidade de cargos que serão escolhidos em 6 de outubro. Para facilitar, o TRE sugere que o eleitor leve uma “cola” com os números dos candidatos escolhidos.

Mudança – Nestas eleições, a totalização dos votos não será feita mais pela junta apuradora, formada por juízes e promotores eleitorais, que até 2000 era responsável por reunir todas as urnas eletrônicas e passar os dados ao TRE de um único local. Neste ano, cada cartório enviará os dados para o Tribunal. A mudança só foi possível porque todos os cartórios já possuem equipamento completo – microcomputador com placa de fax modem e programa específico – para transmitir os votos.

Segundo o TRE, após a encerramento da votação a junta apuradora receberá os disquetes e, concluída a conferência, encaminhará os mesmos para os cartórios iniciarem a transmissão. Apesar da expectativa da Justiça Eleitoral de concluir 90% da apuração em quatro horas, o resultado final só será divulgado no dia seguinte ao da eleição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;