Cultura & Lazer Titulo
Lacroix e Lanvin fazem coleçoes inspirados nos anos 80
Do Diário do Grande ABC
09/10/2000 | 15:31
Compartilhar notícia


Os anos 80 inspiraram Christian Lacroix e a estilista da Lanvin, Christina Ortiz, mas com efeitos muito diferentes: o primeiro ressuscita uma mulher neopunk, enquanto Christina evolui num mundo de andrógenos que se diria pedido emprestado a Davie Bowie.

Com Lacroix, está descartada a austeridade. Casacos cintados pretos, adornados de finas correntes acompanham uma calça comprida ajustada ou um short em couro vermelho também pespontado com anés metálicos.

A mulher Lacroix nao quer passar despercebida. E quando o estilista trabalha a cor de carne, é para cobri-la de bordados de ouro e de plumas, a ponto de trazer como resultado, às vezes, uma roupa difícil de se vestir.

Suas musselinas assimétricas aparecem laqueadas de preto e bordadas com uma espiral de lantejoulas, ou têm a forma de morcego com ``manchas de tinta' pretas, brancas e vermelhas.

A espanhola Cristina Ortiz, da casa Lanvin, mergulha no universo de David Bowie, do final dos anos 70 e começo dos 80. Seus modelos têm aspecto andrógeno. A jaqueta sem mangas é usada com camisa de listras vermelha e branca. A roupa preta deixa entrever um maiô decotado e brilhante. Missangas, strass e lantejoulas sao aplicadas em profusao.

Mas em sua coleçao há também modelos simples, como um conjunto de negro, e engraçados, como um mini-short rosa laqueado à maneira do tweed.

Na coleçao de Hermès, templo da elegância clássica, nao há excentricidades. O belga Martin Margiela emprega materiais suntuosos. O ``trench' em couro branco ou vermelho mate e a blusa de couro em branco e areia sao dois exemplos. O ``twin-set' em malha viscosa toma a cor ameixa e se aproxima do grená.

Já os estilistas holandeses Viktor e Rolf foram longamente aplaudidos na apresentaçao da primeira coleçao prêt-à-porter, num verdadeiro musical digno de Hollywood.

O desfile mostrou falsos smokings na cor marfim com as extremidades adornadas com lantejoulas, ``trench', pulôveres com grandes franjas marrons e creme. Quando optam pelo negro, a simplicidade se impoe: uma saia longa e ampla acompanhada de um bolero, ou curta de um lado e longa do outro. Jaquetas e pantalonas largas pespontadas de branco.

Viktor e Rolf, especialistas em grandes shows de alta costura, demonstraram que é possível apresentar poucos modelos, mas muito bem feitos, sem outro artifício que nao seja o humor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;