Internacional Titulo
Países do G20 se reúnem na China antes de reunião da OMC
Da AFP
12/07/2005 | 11:11
Compartilhar notícia


Os ministros do Comércio dos países em desenvolvimento do G20 se reuniram nesta terça-feira em Dalian (nordeste da China), antes da abertura de uma reunião da OMC, para tentar definir uma posição comum sobre a liberalização dos negócios comerciais mundiais.

O ministro chinês do Comércio, Bo Xilai, declarou que "o objetivo da China é definir os temas de debate ante a reunião de Genebra do final de julho, para criar as condições de êxito da reunião ministerial da OMC de dezembro em Hong Kong".

"O G20 já é um indispensável e importante participante nas negociações sobre a rodada de Doha, e desempenha um papel importante para fazer avançar os interesses das nações em desenvolvimento", acrescentou Bo.

O encontro debaterá questões relativas ao setor de agricultura, no qual os países em desenvolvimento são partidários de uma liberalização e exigem um desmantelamento dos subsídios aplicados pelos países ricos.

A União Européia e os Estados Unidos esperam que os países em desenvolvimento abram seus mercados nos setores de serviços e indústria.

Os países representados em Dalian são: África do Sul, Argentina, Austrália, Bangladesh, Barbados, Benin, Brasil, Canadá, Chile, China, Cingapura, Colômbia, Coréia do Sul, Costa Rica, Egito, Estados Unidos, Hong Kong, Índia, Indonésia, Jamaica, Japão, Malásia, México, Nigéria, Nova Zelânda, Paquistão, Quênia, Ruanda, Suíça, Tailândia, UE (União Européia) (UE) e Zâmbia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;