Economia Titulo
Funcionários da Basf voltarão ao trabalho
Regiane Soares
Do Diário do Grande ABC
16/02/2002 | 18:13
Compartilhar notícia


Funcionários da Basf, unidade São Caetano, retornam segunda ao trabalho, em operação tartaruga, depois de três dias de greve na semana passada. A condição para que os 92 trabalhadores retomassem a produção foi o bônus de R$ 900 e o convênio médico por seis meses oferecidos pela empresa, que encerrará suas atividades em 31 de março.

Com apoio do Sindicato dos Químicos do Grande ABC, funcionários decidiram pela greve no dia13, quando a Basf não aceitou suas reivindicações. Com a paralisação, o sindicalista Marco Antônio Guilherme Santos disse que a direção da empresa desmarcou reunião de negociação de sexta-feira.

Para pressionar a direção da Basf, sindicalistas e trabalhadores ocuparam o pátio da fábrica na sexta-feira pela manhã. “A pressão fez com que os diretores recuassem e voltassem a discutir as reivindicações dos trabalhadores sobre o pacote de demissões. foi quando conseguimos o bônus e o convênio médico”, afirmou Guilherme.

Segundo a assessoria de imprensa da Basf, somente 40% dos funcionários aderiram ao movimento grevista, a maioria da linha de produção. Já a ocupação foi considerada tranqüila pela empresa, principalmente porque foi na parte externa da fábrica.

A unidade de São Caetano da Basf produz cinco mil toneladas por ano do corante Sicomin, matéria-prima usada na fabricação de tintas e vernizes. Os elevados custos da produção motivaram a empresa a transferir a fábrica para a unidade da empresa na Alemanha.

Segundo o sindicalista, os trabalhadores podem paralisar novamente a produção se a direção da Basf não aceitar a negociação dos demais reivindicações dos trabalhadores, como ampliação do número de recolocações de funcionários em outras unidades da empresa. A assessoria da Basf disse que a direção da empresa só se manifestará oficialmente sobre o assunto segunda-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;