Política Titulo
Lula: novo modelo elétrico pode gerar empregos e distribuir renda
Da Agência Brasil
25/11/2004 | 15:57
Compartilhar notícia


O novo modelo do setor elétrico favorece o crescimento do país, pode gerar mais empregos e promover uma distribuição de renda mais justa. A afirmação foi feita nesta quinta-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao inaugurar quatro turbinas da obra de ampliação da usina de Tucuruí, no Pará, que completa 20 anos de operação neste ano.

"Abre (o novo modelo) horizontes para que o país cresça, tenha mais empregos e faça uma justa distribuição de renda, que é o principal objetivo do meu governo e eu acredito ser o sonho de todos nós", disse o presidente.

Segundo ele, o modelo garante maior segurança aos contratos de compra de energia nos processos de licitação e atende à expansão do mercado das distribuidoras. "O novo modelo respeita contratos, estimula os investimentos privados e também garante que tenhamos, além de segurança no fornecimento de energia, o máximo de eficiência e as tarifas mais baixas possíveis", ressaltou Lula.

O presidente lembrou que a disponibilidade de energia é importante para que as indústrias tenham competitividade e para que a sociedade pague por uma tarifa mais justa. "É preciso também que o povo possa pagar a tarifa e as indústrias não percam a competitividade devido ao custo da eletricidade. O preço da energia não pode ser uma barreira para o bem-estar da família, nem um obstáculo para o crescimento do setor produtivo brasileiro", acrescentou.

Lula ressaltou que o novo modelo do setor elétrico exige adequação técnico-econômica de novos projetos hidrelétricos, bem como licença ambiental prévia quando oferecidos à licitação.

"Esta inauguração (em Tucuruí) se dá num momento em que felizmente já temos um novo modelo para o setor elétrico brasileiro, a partir do qual as coisas estão sendo feitas de forma muito bem planejadas. Tudo isso para evitar o que habitualmente acontecia no Brasil, de se começar um projeto e no meio da obra ter de parar porque não havia licenciamento prévio e tínhamos problemas ora com o Ibama, ora com o Ministério Público Federal, ora com o Ministério Público Estadual", disse o presidente.

Segundo Lula, a ampliação da usina de Tucuruí é a maior obra de infra-estrutura e engenharia em execução no país, na qual foram investidos US$ 3 bilhões. A expectativa é de que até o final de 2006 a usina produza mais 8.370 megawatts de energia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;