Internacional Titulo
Irã pretende instalar 50 mil centrífugas para enriquecer urânio
Da AFP
10/04/2007 | 09:21
Compartilhar notícia


O Irã está decidido a instalar até 50 mil centrífugas de enriquecimento de urânio na usina nuclear de Natanz. A afirmação foi feita por Gholam-Reza Aghazadeh, diretor da agência atômica iraniana, segundo a agência Irna.

"O objetivo da República Islâmica não é apenas a instalação de 3 mil centrífugas na usina de enriquecimento de Natanz. Planejamos tudo para instalar 50 mil centrífugas", declarou Aghazadeh, vice-presidente do país e diretor da Organização de Energia Atômica Iraniana.

Aghazadeh e o presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, anunciaram na segunda-feira que o país passou ao enriquecimento de urânio em escala industrial, mas sem revelar o número de centrífugas instalado. Outra autoridade iraniana, o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional, Ali Larijani, deu a entender que eram 3 mil.

Questionado sobre o motivo de não ter anunciado a instalação de 3 mil centrífugas em seu discurso de segunda-feira, Aghazadeh respondeu que não falou de cifras para não criar ambigüidade sobre os objetivos do Irã.

"Pensei que a imprensa estrangeira poderia interpretar que o programa do Irã terminava com a instalação de 3 mil centrífugas", disse. "Pelo contrário, entramos na fase industrial e a instalação das máquinas prosseguirá de maneira contínua até alcançar as 50 mil centrífugas".

Dois inspetores da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) chegaram nesta terça-feira a Teerã para uma visita de rotina à usina de Natanz. Os dois permanecerão uma semana no Irã.

O ministro iraniano das Relações Exteriores, Manuchehr Mottaki, voltou a descartar nesta terça-feira a suspensão do programa de enriquecimento de urânio. "A suspensão do enriquecimento não é aceitável nem como condição prévia a negociações, nem como resultado destas. Já superamos esta fase", declarou.

O grupo 5+1 - os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, Rússia, China, França e Grã-Bretanha) mais a Alemanha - fez uma proposta de cooperação ampliada ao Irã, em troca da suspensão das atividades de enriquecimento de urânio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;