Política Titulo
Itamar defende reforma constitucional
Do Diário do Grande ABC
17/08/2000 | 15:48
Compartilhar notícia


Em entrevista exclusiva à rádio CBN, concedida logo após a coletiva dada na manha desta quinta para a imprensa, o Governador de Minas Gerais, Itamar Franco (sem partido) defendeu a convocaçao para setembro do ano que vem de uma assembléia exclusiva constituinte para proceder uma reforma na carta magna do país.

O Governador sugeriu que para isso fossem eleitos Deputados Constituintes com mandato de um ano que trabalhariam paralelamente ao parlamentares já eleitos, mas com o objetivo exclusivo de reelaborar a Constituiçao. ``Também defendo a reserva de 30% das vagas para candidatos nao partidários, ou seja, filiados a nenhum partido, para que eles também pudessem atuar nesse processo', explicou.

Segundo ele, o Brasil precisa refazer sua Constituiçao, profundamente alterada por medidas provisórias, para, principalmente, implementar a reforma tributária, que ``deveria ter sido feita em 1995 e até hoje nao saiu do papel'. ``Nos teríamos a opçao de examinar todos os aspectos constitucionais vigentes no país, mas nao seria apenas uma reforma tributária, seria uma reforma global.

Mas o mais importante disso, seria a o reexame do processo de ordem econômico, pois todas as diretrizes do país estao voltadas para a açao negativa do capital estrangeiro', assinala. Ele defende essa reforma sob a alegaçao de que o país corre o risco de ver as grandes empresas multinacionais influenciando no processo político, como aconteceu na Suécia.

Itamar disse ainda que recebeu um aviso do Senado de que o ofício o convidando para depor na subcomissao que investiga o desvio de recursos das obras de construçao do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) paulista será encaminhado nesta quinta ao Palácio da Liberdade, sede oficial do Governo do Estado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;