Internacional Titulo
Russos se queixam de pressão em eleições; Putin é alvo de piadas
Da AFP
01/12/2007 | 15:21
Compartilhar notícia


Os depoimentos de eleitores pressionados para que compareçam às urnas e votem no partido governista Rússia Unida ganham força a dois dias das eleições legislativas russas, uma situação considerada sem precedentes desde a época soviética, segundo analistas.

"Não faz muito tempo, dois representantes do Rússia Unida procuraram os diretores de nossa empresa", conta Natalia, 35 anos, moradora São Petersburgo, que trabalha para uma estatal. "Não sei se prometeram alguma coisa a eles ou se os ameaçaram, mas pouco depois todos os funcionários foram reunidos e receberam a 'recomendação' expressa de votar no Rússia Unida", acrescenta.

Estudantes pressionados a votar sob pena de serem expulsos, professores ameaçados, alunos que recebem cartazes do partido: testemunhos do tipo são freqüentes nos blogs ou sites. "É uma campanha sem precedentes pelas pressões que os eleitores sofrem, as prisões de candidatos. Isto nunca havia sido visto em eleições federais", afirma o cientista político Alexandr Kynev da FIPD, ONG especializada em informações.

O governo pretende obter o índice de participação e os resultados mais elevados possíveis para o partido Rússia Unida, cuja lista eleitoral tem como primeiro nome o do presidente Vladimir Putin, explicaram outros especialistas. "A maioria das regiões da Federação têm como tarefa obter para a Rússia Unida o mesmo resultado conseguido por Putin na eleição presidencial de 2004, ou seja, 71% dos votos com uma taxa de participação de 64%", disse Andrei Andreev, membro do Comitê Central do Partido Comunista russo.

"Há pessoas que comparecem às portas com documentos onde se lê 'Pelo Rússia Unida, Contra ou Não vai votar", afirmou Vladimir Korotaev, 55 anos, de Maikop, na república de Adygea, mais de 1.600 km ao sul de Moscou.

"Meu filho voltou uma tarde dizendo que a professora havia afirmado que no dia seguinte, 17 de novembro, não teria aulas e que os alunos pegariam cartazes do Rússia Unida em uma cidade a 30 km da nossa", conta o comerciante Alexandre Petin, 43 anos, de Tulski, na mesma região. "Sou membro do Rússia Unida, mas disse ao meu filho de 15 anos que estava proibido de ir", completa.

Um dos métodos de pressão mais citados é forçar os eleitores a obter um certificado que permite o voto fora de sua circunscrição, no local de votação do bairro em que trabalham, na presença de colegas e superiores. A Comissão Central Eleitoral informou na quarta-feira que havia emitido mais de dois milhões de certificados do tipo a pedido das comissões regionais.

Piadas - Os russos adoram uma "anekdoti", piada em russo, desde a época dos czares. Na período soviético, elas eram sussurradas ao pé do ouvido. Hoje, elas pipocam na internet. Vladimir Putin, o presidente da Rússia, é o alvo preferido dessas piadinhas. Confira algumas delas:

- Um democrata, um comunista e Putin participam num comício eleitoral.

O democrata diz: "Prometo a todos que votarem em mim que eles viverão como nos Estados Unidos".

O comunista diz: "Prometo a todos que votarem em mim que eles viverão como na União Soviética".

Putin diz: "Prometo a todos que votarem em mim que eles... viverão".

- Vladimir Putin vai ao barbeiro. O barbeiro corta seus cabelos e lhe faz perguntas constantes sobre a Chechênia.

Irritado, Putin acaba perguntando: "Por que todas essas perguntas sobre a Chechênia. Há um problema?"

"Não", responde o barbeiro. "É que sempre que pronuncio a palavra Chechênia, o senhor fica de cabelos em pé, e aí é mais fácil fazer o corte".

- Trecho de um panfleto eleitoral sobre o "plano de reformas" de Putin para as legislativas.

"Artigo 1: Tornar as pessoas mais ricas e mais felizes"

Nota de pé de página: "o artigo 1 se refere às seguintes pessoas..."

- Putin liga para sua mãe e diz: "Alô, mamãe? Você pode me parabenizar, ganhei a eleição presidencial!"

"Verdade? Honestamente?", pergunta ela, surpresa.

"Mamãe! Até você debocha da minha cara?", responde Putin.

- Esta é uma anedota da época da perestroika, readaptada para Putin:

Um funcionário avisa a Putin: "Os mineiros estão em greve!"

"Dê aumento a eles", responde o presidente.

"Os professores estão em greve!!"

"Dê aumento a eles", repete o presidente.

"Os agricultores estão em greve!!!"

"Dê aumento a eles", diz o presidente.

O funcionário volta, aterrorizado: "Os mineiros, os professores e os agricultores estão em greve!!!!"

"Dê aumento aos policiais antidistúrbios", conclui Putin.

- Por que Putin tem tantos guarda-costas?

É que os seguranças têm medo quando ficam sozinhos com ele.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;