Política Titulo
STF livra Lula de depoimento sobre carta de apoio a Vicentinho
Do Diário OnLine
Com Agências
28/10/2004 | 15:46
Compartilhar notícia


Uma liminar concedida pelo STF (Supremo Tribunal Federal) livrou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva da obrigatoriedade de prestar depoimento, pessoalmente, em São Bernardo. Lula seria ouvido no processo sobre a carta aberta em que manifestou apoio ao candidato do PT à Prefeitura da cidade na última eleição, o deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (SP), que acabou derrotado logo no 1º turno pelo prefeito reeleito, William Dib (PSB).

A carta foi divulgada dia 22 de setembro pela Radiobras, empresa pública ligada à Secretaria de Estado de Comunicação do Governo.

Antes da eleição, a coligação São Bernardo Cada Vez Melhor, do prefeito reeleito William Dib (PSB), apresentou representação ao juiz eleitoral Gersino Donizete do Prado, da 7ª Vara Cível de São Bernardo. O requerimento originou uma investigação judicial que pode até resultar na decretação da inegibilidade de Lula e de Vicentinho por três anos.

Confira a íntegra da carta

"Meu querido Vicentinho,

No dia 3 de outubro, votarei em você para prefeito de São Bernardo. Muitos me pedem, com razão, para não interferir, como presidente da República, nas eleições municipais que se aproximam. Mas, como brasileiro, cidadão e eleitor, quero tornar público o meu voto. Você se lembra de quantos sonhos nós sonhamos juntos e de quantas lutas enfrentamos lado a lado. Hoje, já despontam as primeiras sementes germinando, daqueles pequenos grãos de esperança que plantamos em terreno bom.

Aos poucos, sem saltos violentos, com responsabilidade e segurança, começamos a construir um Brasil melhor. Um Brasil com menos desemprego, com crescimento econômico firme, com exportações fortes, com importantes programas de combate à pobreza e superação da fome.

Quero ver minha querida São Bernardo bem juntinho a nós nessa caminhada. Nós dois já presidimos o mesmo sindicato e trabalhamos juntos na fundação da CUT e do PT. Nós dois viemos do mesmo Nordeste brasileiro em busca de trabalho, de uma vida melhor, do respeito à dignidade que as elites ainda recusam a milhões de excluídos.

Conheço muito bem você, de perto. Conheço seu caráter, seu compromisso com os anseios do povo, sua liderança, sua emoção e sua fé no futuro de nosso país.

Conheço muito bem o seu amor por São Bernardo e seus projetos consistentes para gerar empregos na cidade, fortalecer a produção industrial, avançar em áreas vitais como Educação, Saúde, Habitação e Segurança.

Conheço sua conduta intocável de líder político e parlamentar eficiente, que jamais esteve envolvido em qualquer negociata, em qualquer suspeita, em qualquer denúncia de corrupção.

Você preenche todos os requisitos para ser um excelente prefeito e trazer São Bernardo para uma posição central nessa página que escrevemos hoje na história do Brasil. A caminho da justiça social, do respeito aos direitos dos pobres, da igualdade de todos no exercício da cidadania.

Autorizo você – expressamente – a divulgar esta minha carta. Estou à sua disposição para tudo o que for possível no sentido de garantir uma campanha vitoriosa, positiva, de alto nível, em favor de uma São Bernardo sempre melhor, num Brasil que já começou a mudar.

Grande abraço do seu irmão
Lula"




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;