Política Titulo
PT denunciará violência contra índios na OEA
Do Diário do Grande ABC
24/04/2000 | 17:19
Compartilhar notícia


O PT e o conselho missionário indigenista (Cimi) denunciarao junto à Organizaçao dos Estados Americanos (OEA) a violenta repressao policial contra os índios durante as comemoraçoes oficiais dos 500 anos do Brasil.

"Solicitarei um relatório sobre a violência de que foram vítimas os índios a fim de fazer uma denúncia oficial contra os governos federal e do Estado da Bahia junto à OEA", disse nesta segunda-feira à AFP o deputado Nelson Peregrino, do PT da Bahia, vice-presidente da comissao de direitos humanos da câmara de deputados.

"Nao somente constatamos a proibiçao de livre deslocamento com barreiras policiais bloqueando todo acesso a Porto Seguro como a agressao física aos índios", disse o deputado.

Os dirigentes do Cimi, órgao ligado à Igreja católica, igualmente revelaram sua intençao de "denunciar a violência policial à OEA". Acrescentaram que vao boicotar a grande missa de aniversário organizada para 26 de abril próximo pela CNBB em Coroa Vermelha, 15 km de Porto Seguro.

"Nao se pode participar de uma missa no mesmo local em que os índios foram agredidos e insultados sábado pela polícia", declarou o porta-voz do Cimi, Joao Alberto Libigo.

"A Igreja vai pedir perdao aos índios pela violência de sua evangelizaçao, e aos negros pela escravidao, e deve refletir sobretudo no que representa o local em que será celebrada a missa", acrescentou.

Foi em Coroa Vermelha que Pedro Alvares Cabral chegou a 22 de abril de 1500, e foi celebrada a primeira missa quatro dias depois. No mesmo local sábado passado a polícia reprimiu com gás lacrimogêneo e balas de borracha a marcha pacífica de 2,5 mil índios que buscavam um reconhecimento de seus direitos. 30 deles ficaram feridos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;