Política Titulo
Relatores suspeitam que Renan mentiu no depoimento
26/08/2007 | 07:21
Compartilhar notícia


A situação do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), pode ter se agravado após o depoimento dado ao Conselho de Ética. Além de não ter conseguido convencer dois dos três relatores, que vão dizer se ele deve ser absolvido ou cassado, há a suspeita de que Renan tenha mentido.

Os relatores também podem, nesta semana, tomar uma decisão no mínimo constrangedora: pedir o áudio do depoimento prestado a portas fechadas para os relatores e o presidente do Conselho de Ética, Leomar Quintanilha (PMDB-TO).

A medida pode ser necessária para ver se as notas taquigráficas do depoimento não foram alteradas.

EMPRÉSTIMOS

No depoimento, Renan alegou não ter declarado os supostos empréstimos de R$ 687,5 mil que tomou da empresa Costa Dourada porque o dinheiro foi usado para complementar despesas oriundas de seu relacionamento, à época sigiloso, com a jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha.

A versão do peemedebista,porém, não bate com a declaração de Imposto de Renda dele. A suspeita é de que os empréstimos sejam, na verdade, retiradas da Costa Dourada, que pode ser mais uma sociedade do senador com o laranja Tito Uchôa. Os relatores estranham que os empréstimos tenham sido feitos em dinheiro vivo.

A mentira é considerada falta grave no julgamento de processos de cassação e, por si só, pode configurar quebra de decoro. Ontem, dois dos três relatores do colegiado – Renato Casagrande (PSB-ES) e Marisa Serrano (PSDB-MS)– passaram parte do dia, assessorados por técnicos, analisando as notas taquigráficas do depoimento prestado.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;