Internacional Titulo
Tropas da Otan estao prontas para entrar em Kosovo
Do Diário do Grande ABC
11/06/1999 | 11:44
Compartilhar notícia


Soldados da Otan sediados na Macedônia esperavam nesta sexta-feira para entrar em Kosovo, à medida que as forças sérvias deixam a província. Também nesta sexta, soldados russos seguiam para Kosovo, embora continue o debate sobre a participaçao da Rússia na força de paz. Um fotógrafo viu um comboio em Ruma, aldeia sérvia 60 quilômetros a oeste de Belgrado, no qual alguns veículos levavam a bandeira russa. Mas nao conseguiu calcular seu número.

A agência de notícias independente Beta disse que um comboio russo, com mil soldados em veículos blindados, transportes de pessoal e caminhoes, cruzou a fronteira entre a Bósnia e a Sérvia no meio da manha. O comboio é esperado em Kosovo esta tarde. Os veículos russos tinham pintadas as iniciais KFOR, a abreviatura do nome em inglês da força de paz de Kosovo, acrescentou a Beta.

Esta tarde, o comboio passou por Belgrado e se dirigia a Nis, em rota para Kosovo. Encabeçado por um veículo do governo iugoslavo, o comboio é formado por mais de 50 veículos. Porta-vozes do governo russo tinham negado antes que tropas russas se dirigiam a Kosovo. Mais tarde, a agência de notícias russa Interfax informou que mil soldados russos seriam transportados hoje de aviao para Kosovo.

Horas depois de os russos entrarem na Sérvia procedentes da Bósnia, o porta-voz da Otan em Sarajevo David Scanlon confirmou sua presença. Informou que dois mil soldados russos estavam a caminho de Kosovo e voltariam à Bósnia, depois de prepararem a chegada de uma força russa permanente. O major Scalon disse que a presença russa em Kosovo ``nao é uma surpresa', acrescentando: ``O comandante russo recebeu ordens de seus superiores para enviar uma força avançada para preparar a chegada da contribuiçao russa à força internacional de paz em Kosovo'. No entanto, nao esclareceu se a Otan soube com antecedência de seu envio.

Em Moscou, continuam as negociaçoes entre as delegaçoes dos Estados Unidos e da Rússia sobre a participaçao russa numa força de paz em Kosovo. Os russos, especialmente o alto comando, insistem que seus soldados nao ficarao sob as ordens da Otan, como quer a aliança. O segundo dia de negociaçoes sobre o tema terminou hoje sem progresso.

As forças da Otan planejavam entrar esta manha em Kosovo, mas tiveram que adiar sua partida. A medida russa tem um objetivo pelo menos simbólico, de enfatizar o empenho russo de participar das operaçoes internacionais em Kosovo. A chegada das tropas da aliança foi adiada por pelo menos 24 horas, disseram fontes da Otan, que nao quiseram ter sua identidade revelada.

Os pára-quedistas britânicos, que encabeçam a força internacional de 50.000 efetivos, acamparam junto à fronteira, dispostos a marchar esta madrugada, mas nao o fizeram. O jornal britânico The Daily Telegraph disse, sem mencionar fontes, que a operaçao foi adiada porque outras naçoes da Otan, entre elas os Estados Unidos, disseram que nao estao preparadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;