Economia Titulo
Agosto tem 78 mil novos postos de trabalho
Do Diário do Grande ABC
28/09/2000 | 21:51
Compartilhar notícia


O mercado de trabalho formal continua gerando novos empregos para os trabalhadores com carteira assinada. Em agosto último, foram gerados 78.845 novos postos de trabalho. O resultado, segundo o Ministério do Trabalho, é o melhor para o mês em toda a década. Nos primeiros oito meses do ano, o saldo líquido do emprego já alcança 774.799 novos postos de trabalho. No mesmo período de 1999, foram gerados somente 38.644 novos empregos.

Os dados foram divulgados quinta pelo Ministério do Trabalho com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Pela lei 4923, todas as empresas do país sao obrigadas a informar mensalmente ao Ministério do Trabalho toda alteraçao de pessoal feita em seus quadros, ou seja, demissao e contrataçao, asism como o salário inicial do contratado.

De acordo com as análises feitas pelos técnicos, o resultado de agosto reflete um desempenho que já vem acontecendo desde o início do ano. A boa performance do mercado de trabalho tem relaçao direta com o aquecimento do nível de atividade econômica e ausência de choques negativos setoriais. Com exceçao dos serviços industriais de utilidade pública e a agricultura, todos os demais setores apresentaram crescimento do emprego no mês. Os técnicos atribuíram a perda de 842 empregos nos serviços industriais de utilidade pública ao ajuste estrutural do segmento, que já vem se dando ao longo do tempo.

O segmento que mais gerou empregos em agosto foi o de serviços. A diferença entre demissao e contrataçao resultou num saldo líquido de emprego de 40.825. A indústria de transformaçao foi responsável por mais 22.492 novos postos de trabalho e o comércio, por outras 13.253 vagas. Na construçao civil, o saldo do emprego foi modesto, mas positivo em 5.647 novas oportunidades de trabalho e revela uma mudança de tendência. Mesmo contando com o resultado acumulado nos oito meses deste ano, positivo para a construçao civil em 39.749 postos de trabalho, o setor apresenta queda nos últimos 12 meses, com perda de 12.565 empregos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;