Esportes Titulo
Luxemburgo define critérios para Copa das Confederaçoes
Do Diário do Grande ABC
09/06/1999 | 12:55
Compartilhar notícia


O técnico da seleçao brasileira, Wanderley Luxemburgo, vai convocar para a Copa das Confederaçoes, em julho, no México, os jogadores que atuaram por poucos minutos ou nem entraram em campo nos dois amistosos contra a Holanda, dia 5, em Salvador, e nesta terça, em Goiânia, e que nao vao integrar a equipe na Copa América. O consultor-técnico da seleçao, Candinho, conversou com alguns jogadores sobre isso logo após a última partida.

O primeiro a ser comunicado da decisao foi o meia Marcos Paulo, do Cruzeiro, ainda no gramado do Serra Dourada. Esse grupo é formado também pelo goleiro Bosco, do Sport, o zagueiro Joao Carlos, do Cruzeiro, e o lateral-esquerdo Dede, do Borússia Dortmund. Luxemburgo e Candinho têm encontro marcado sexta-feira no Rio, para definir os últimos critérios da lista de convocados para a Copa América - que só será anunciada na segunda-feira.

Eles vao esperar os jogos do fim de semana dos campeonatos do Rio de Janeiro e Sao Paulo para fazer as observaçoes finais. Um nome que passou a ser cotado para figurar entre os 22 convocados é o do meia Valdo, do Cruzeiro. O técnico do clube mineiro, Levir Culpi, confirmou, numa entrevista a uma emissora de rádio de Minas Gerais, que Luxemburgo o consultara sobre a possibilidade de contar com Valdo na Copa América.

A avaliaçao da comissao técnica sobre os dois amistosos com a Holanda foi positiva. Luxemburgo ressaltou que seu time soube se impor diante do adversário e obteve resultados expressivos, empate por 2 a 2 na primeira partida e vitória de 3 a 1, em Goiânia. Ele refutou algumas críticas que a Confederaçao Brasileira de Futebol (CBF) vinha recebendo por marcar jogos da seleçao com equipes de pouca tradiçao no futebol. "Agora, ganhamos de uma das melhores seleçoes do mundo", declarou.

"Se tivéssemos perdido, alguém ainda ia lembrar que os holandeses jogaram desfalcados." Na segunda partida, a Holanda nao contou com Seedorf, que foi liberado para um jogo do Real Madrid, e Yonk, acometido de um distúrbio gástrico. Stam, Overmars e Bergkamp nao vieram ao Brasil. Em contrapartida, a seleçao atuou sem Flávio Conceiçao, Cafu, Élber e Ronaldinho, contundidos. "E também nao teve os jogadores que estao disputando finais de campeonatos no Brasil", destacou o treinador.

Ele nao poderá contar com os titulares Rivaldo e Amoroso expulsos nesta segunda, no amistoso do dia 26, com a Letônia, em Curitiba. A maior surpresa desse dois jogos foi o lateral-direito Evanilson, do Cruzeiro. Ele foi convocado numa situaçao de emergência e participou com desenvoltura das duas partidas. Tranqüilo e certo de que aprovou nos testes, Evanilson foi cumprimentado por alguns torcedores no fim da noite de terça-feira, numa churrascaria no centro de Goiânia.

"Está tudo acontecendo muito rápido na minha vida", disse o ex-jardineiro de Belo Horizonte, cujo passe pertence ao América-MG e está fixado em R$ 550 mil. Pelas declaraçoes de Luxemburgo após os dois jogos com a Holanda, Evanilson deve estar entre os convocados para a Copa América. Isso vai depender no entanto, da recuperaçao de Cafu e Flávio Conceiçao. Se os dois estiverem em condiçoes de disputar a competiçao, Evanilson poderá ser aproveitado apenas na Copa das Confederaçoes.

O treinador já deixou escapar que o meia Rogério, do Palmeiras, vai estar entre os 22 da Copa América, lembrando que ele atua também na lateral-direita. Embora a comissao técnica nao tenha formalizado a data do dia 15 para a apresentaçao de alguns jogadores em Foz do Iguaçu, na fronteira com Ciudad del Este, no Paraguai, a CBF já trabalha com essa perspectiva e antecipou algumas reservas no hotel que hospedaria a delegaçao apenas a partir do dia 21. A estréia do Brasil na Copa América é dia 30, contra a Venezuela.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;