Internacional Titulo
Al-Qaeda exorta sunitas a boicotar referendo sobre Constituição
Da AFP
04/10/2005 | 17:45
Compartilhar notícia


O braço iraquiano da rede terrorista Al-Qaeda lançou aos sunitas do país um apelo ao boicote do referendo sobre o projeto de Constituição, previsto para o dia 15 de outubro, em um comunicado publicado nesta terça-feira na internet.

"Os que pretendem entender de política ordenam às pessoas que participem do referendo e votem contra" o texto constitucional, diz o comunicado, cuja autenticidade não pôde ser comprovada.

Essas pessoas acreditam que votar contra é a melhor maneira de impedir a realização do "plano americano-xiita", prossegue o texto, assinado pelo comitê religioso da Organização Al-Qaeda na Mesopotâmia.

"Ô, partidários do referendo! Vocês dizem que podem impedir a promulgação desta Constituição exortando a votar 'não'. Nós respondemos com a seguinte pergunta: vocês têm a autoridade necessária para contar os votos sem a interferência dos americanos?", acrescenta.

"Não participem deste referendo, ou vocês concederão legitimidade aos infiéis, permitindo dessa forma aos cruzados decidirem do destino de vocês", conclui o comunicado.

O grupo rebelde sunita, autor de muitos atentados mortíferos no Iraque, publicou esse comunicado num momento em que diversas formações sunitas incentivaram os iraquianos a votar contra o texto.

O jordaniano Abu MUssab al-Zarqawi, líder da Organização Al-Qaeda na Mesopotâmia, declarou recentemente a "guerra total" contra os xiitas, majoritários no Parlamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;