Internacional Titulo
EUA pedirão ao APEC plano de ação contra gripe das aves
Da AFP
20/09/2005 | 17:41
Compartilhar notícia


Um encarregado americano do APEC (Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico) Michael Michalak informou nesta terça-feira que os Estados Unidos vão pedir a adoção de um plano de ação contra a gripe das aves na cúpula que o Fórum celebrará em novembro na Coréia do Sul.

"Pensamos que o APEC terá um discurso filme sobre o tema e nós tentaremos lançar um plano de ação para que seus membros dupliquem seus orçamentos de investigação e fortaleçam a preparação de suas economias em caso de pandemia", declarou Michael Michalak.

O plano de ação compreenderá ainda um conjunto de diretrizes, bem como uma exigência de transparência em caso de suspeita de comunicação.

"A reação deve ser muito rápida. Em caso de suspeita de contaminação, as amostras deverão ser enviadas a alguns organismos internacionais, como a ONU (Organização das Nações Unidas) para a FAO (Agricultura e a Alimentação), para que sejam tomadas as medidas apropriadas", disse o americano.

A cúpula do APEC está prevista para os próximos 18 e 19 de novembro, em Pusan, segunda cidade da Coréia do Sul, que também é um importante porto situado 450 km ao sul de Seul.

O APEC é integrado por Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, Hong Kong, Indonésia, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, Peru, Filipinas, Rússia, Cingapura, Taiwan, Tailândia e Vietnã.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;