Setecidades Titulo
Região sedia campeonato de cães
Vivian Costa
Do Diário do Grande ABC
07/04/2009 | 08:20
Compartilhar notícia


São Bernardo vai sediar, entre os dias 16 e 19, o 9º Campeonato das Américas e Caribe de Agility 2009, no Clube Pet Memorial. O evento internacional terá a participação de 223 duplas, representando o Brasil e outros sete países: Colômbia, Argentina, Chile, Guatemala, Uruguai, México e Peru.

As apresentações começarão sempre às 10h e com disputas em seis categorias: Iniciante, Grau 1, Grau 2, Grau 3, QRMBC (Qualquer raça menos border collie) Grau 1 e QRMBC Grau 2. A entrada é gratuita.

Para quem não sabe, o agility é um esporte voltado para cães que percorrem um circuito de obstáculos, que exigem força, equilíbrio e agilidade. Tudo é acompanhado pelo dono, chamado de condutor. Vence o cão que completar o percurso sem cometer faltas e no menor tempo. No Brasil pode ser praticado por qualquer tipo de cão, não importando o tamanho, raça.

Para tornar possível a participação de alguns cachorros no evento, Valéria Alves, organizadora do comitê do campeonato vai hospedar 10 cães e 11 pessoas em sua casa na Mooca, em São Paulo. "Seis dessas pessoas e seis cachorros são da Guatemala e o restante do Paraná e Rio Grande do Sul, e como nenhum hotel em São Bernardo aceitava cachorro, resolvi oferecer minha casa. Mas também ajudei outros a arrumarem hospedagem", comentou Valéria, que tem cinco cães. "Vou levar os três que não vão competir para um hotelzinho, assim eles não ficarão estressados", explicou.

Treinamento - Segundo o treinador Samir Abu Laila, qualquer cão pode praticar o agility. "Para iniciar o treino, que não tem idade mínima, o cachorro tem de ser socializado, não pode ser agressivo e precisa conviver com outros cães", afirmou.

Com quatro meses de treinamento o cachorro já consegue participar de campeonatos na ala iniciante. Com mais quatro meses, ele já passa para a segunda categoria, que é a Grau 1. Não há limite de idade para o cachorro parar de competir.

Três aulas por mês custam cerca de R$ 150, disse Laila, que trabalha com cães desde 2000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;