Nacional Titulo
Avião cai no Maranhão e três pessoas morrem
02/10/2006 | 23:15
Compartilhar notícia


Uma explosão arrancou a asa esquerda do monomotor Embraer EMB7207C Minuano, prefixo PT-EKA às 9h da manhã de segunda-feira, quando o comandante Júlio César Ribeiro começava os procedimentos de pouso. A aeronave caiu a dois quilômetros da cabeceira da pista do aeroporto de Pinheiro – localizado a 100 quilômetros de São Luís – no Maranhão.

Além do piloto, estavam a bordo do avião Eliovar de Jesus Santos e Jorge Maximiliano Costa Campos, funcionários de empresa de segurança contratada pelo Banco do Brasil para levar dinheiro para abastecer os caixas eletrônicos da região. Nenhum dos ocupantes sobreviveu.

Os moradores de Ponta de Santana, cidade do acidente, ouviram quando o avião se chocou com o solo.

Parte da asa esquerda do avião caiu no quintal de Ivanilde Tavares Freitas. “Eu estava começando a fazer o almoço quando ouvi um vizinho gritando que um avião estava caindo. Logo depois ouviu o barulho. Era a asa caindo”.

Os homens que estavam no aeroporto de Pinheiro para receber os malotes de dinheiro conseguiram salvar dois deles, mas a maior parte das cédulas levadas no avião queimou no incêndio que se seguiu à queda ou foi roubada.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) deslocou de Belém equipe com três peritos em acidentes aéreos para o local. De acordo com a agência, os especialistas vão fazer levantamentos, recolher evidências e entrevistar possíveis testemunhas do acidente.

Os destroços estavam concentrados em pequena área. Apenas um pedaço da deriva e parte de asa esquerda ficaram distantes cerca de 300m do local da queda.

Os técnicos já levantaram três hipóteses para explicar o acidente: choque com ave, choque com a rede elétrica e o rompimento da longarina da asa esquerda (peça que ocupa toda a extensão da asa). O laudo deve ficar pronto entre 30 e 90 dias.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;