Economia Titulo
Ata do Copom mostra preocupaçao com preço administrado
Do Diário do Grande ABC
24/11/1999 | 12:36
Compartilhar notícia


O extrato da ata da última reuniao do Comitê de Política Monetária (Copom), em que os juros foram mantidos em 19% ao ano e o viés de baixa foi retirado, revela a preocupaçao do Banco Central com a evoluçao dos preços administrados da economia. "Enquanto a eliminaçao dos incentivos fiscais sobre os preços dos automóveis e o impacto da entressafra sobre os preços dos alimentos elevam o nível de preços e reverte-se no tempo, sem caracterizar aumento persistente na taxa de inflaçao, o processo de reajuste de preços administrados pode apresentar persistência e propagar-se pela economia, gerando pressao inflacionária. A missao do Banco Central é evitar que isso ocorra", diz o documento distribuído na manha desta quarta-feira pela assessoria de imprensa do BC.

O mesmo documento diz que uma análise detalhada do comportamento dos componentes do IPC-A neste ano "evidencia a pressao exercida pela alta dos preços administrados". "Enquanto o índice geral subiu 6,01% de janeiro a setembro, os preços administrados subiram 16,79%. Dentre esses últimos, os derivados de petróleo (gasolina, óleo diesel, gás encanado e de botijao) apresentaram alta de 43,22% e os nao-derivados chegaram a 11,36%, sendo 9,22% em telecomunicaçoes, 17,24% em energia elétrica e 11,53% em transportes públicos", continua o documento do BC. O texto ainda diz que a atitude de cautela tomada pelo Copom se justificou por dois fatores básicos: "1) confirmar o diagnóstico de que a elevaçao recente ao consumidor deve-se a fatores específicos e transitórios (como carne, álcool, automóveis e câmbio), sem configurar o início de um processo generalizado de ajustes de preços; e 2) balizar a formaçao de expectativas de inflaçao da sociedade em resposta a essas novas informaçoes deixando claro que o Banco Central nao permitir á que choques de oferta persistentes levem a um aumento na taxa de inflaçao", conclui o documento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;