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Indústria automobilística aposta em e-commerce
Do Diário do Grande ABC
09/03/2000 | 16:20
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A indústria automobilística está pegando carona na expansao do comércio eletrônico para impulsionar a venda de veículos comerciais leves, como furgoes e vans, utilizados no transporte de produtos encomendados na Internet. A recente tendência é uma das principais apostas da indústria para incrementar a demanda na Europa e nos Estados Unidos e recuperar os níveis de produçao e vendas nos mercados latino-americano e brasileiro.

Na opiniao do responsável pela divisao mundial de veículos comerciais da DaimlerChrysler, Dieter Zetsche, o e-commerce é uma importante ferramenta para proporcionar um "futuro mais promissor" à indústria automobilística. "Eu vejo um grande crescimento nas vendas de vans e caminhoes leves nos mercados já consolidados e um aumento ainda maior nos mercados em desenvolvimento", afirmou o executivo em Stuttgart, na Alemanha. "Ainda nao inventaram um software capaz de levar às pessoas os produtos encomendados na Internet", justificou.

O volume de transaçoes on-line deve totalizar US$ 380 bilhoes este ano, o que vai representar entre 10% e 25% do comércio mundial em 2002, segundo informe da Conferência das Naçoes Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad). Zetsche evitou fazer estimativas sobre o crescimento das vendas de veículos comerciais leves em razao do comércio eletrônico. "Qualquer previsao seria mera especulaçao", disse.

A DaimlerChrysler, associaçao entre a alema Mercedes-Benz e a norte-americana Chrysler, vai investir US$ 1,2 bilhao no desenvolvimento e tecnologia de veículos comerciais este ano. As vendas mundiais de vans da companhia cresceram 3,4% em 99, totalizando 206 mil unidades.

No Brasil, a van Sprinter, produzida na Argentina, obteve 17% de participaçao no segmento entre duas e quatro toneladas em 99. "Nós acreditamos num aumento em torno de 40% a 50% na frota dos grandes supermercados e organizaçoes que trabalham com vendas via Internet", previu o diretor de vendas da Mercedes-Benz e da DaimlerChrysler na América Latina, Roberto Bógus. A expectativa da Mercedes é de um crescimento de 22% na comercializaçao de vans e furgoes este ano.

O Pao de Açúcar Delivery, que utiliza a Sprinter, da Mercedes-Benz, ampliou sua frota de 5 para 25 veículos desde 95 e já encomendou mais 40 vans para atender aos pedidos feitos na Internet. O grupo anunciou na semana passada investimentos de US$ 5 milhoes para reformular seus sistema de vendas eletrônicas.

O diretor de vendas da Fiat Automóveis, Donato Collares Guimaraes, apontou o transporte de mercadorias adquiridas na Internet como um dos principais fatores para o aumento das vendas de veículos comerciais leves em 99. "Há uma tendência de crescimento muito forte desde o ano passado", afirmou. "Nós estamos apostando no comércio eletrônico." Em 99, enquanto o mercado brasileiro apresentou queda de 27% no segmento de comerciais leves, a Fiat registrou expansao de 22% nas vendas destes veículos. A participaçao da montadora no segmento passou de 8,2% em 98 para 13,6% no ano passado, em razao, principalmente, do desempenho do Fiorino e do furgao importado Ducato, que registrou aumento de 50% nas vendas.

A montadora italiana vai iniciar em julho a produçao do Ducato no Brasil. O modelo será fabricado na nova unidade de Sete Lagoas (MG), em parceria com a Iveco, empresa do grupo Fiat. A nova fábrica receberá investimentos de US$ 240 milhoes. A Renault do Brasil também já anunciou a construçao de sua nova planta em Sao José dos Pinhais - a terceira no Paraná -, que produzirá o furgao Master.




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