Cultura & Lazer Titulo
Regional cosmopolita
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
05/06/2008 | 07:09
Compartilhar notícia


Empunhar o estandarte da cultura regional, sem deixar que seu trabalho seja contaminado pelos ditames do mercado fonográfico, tradicionalmente disposto a divulgar produtos fáceis de vender nas lojas. O cantor, compositor e rabequista pernambucano Siba Veloso firmou esse compromisso no DVD Toda Vez que Eu Dou um Passo o Mundo Sai do Lugar (Itaú Cultural/Ambulante Discos, R$ 22 em média).

Gravado em 2006, no palco do Itaú Cultural, em São Paulo, o vídeo registra o espetáculo apresentado pelo artista e o grupo Fuloresta do Samba, que interpreta de maneira peculiar a genuína música da região da Zona da Mata de Pernambuco. O repertório conta com 18 composições, entre cirandas, cocos de roda e maracatus.

"É importante frisar que esses estilos são, antes de mais nada, tradições de poesia rimada. O texto que costura toda a viagem musical do espetáculo é justamente a rima ", explica o intérprete.

CENÁRIO
Assinado pelos grafiteiros paulistanos Otávio e Gustavo Pandolfo, do projeto Osgêmeos, o cenário do show traduz com perfeição a proposta estética de Siba, que ganhou projeção nacional nos anos 1990, à frente do grupo Mestre Ambrósio. Não faltam objetos como violas, pandeiros, baleiros, velas e bonecos artesanais.

"Nós criamos nosso mundo para sair do universo de São Paulo, abrimos uma janela pra fora e pegamos um caminho diferente", ressalta Gustavo.

A dupla também produziu a capa do mais recente disco do músico, homônimo ao DVD, que foi premiado na sexta edição do Prêmio Tim de Música, realizada no Rio, no último dia 28. O álbum venceu nas categorias melhor disco regional e melhor projeto visual.

"Foi uma coisa muito legal, ainda mais com um trabalho como esse, com uma música que não tem tanta repercussão. Só o fato de ser indicado já foi bom", destaca Siba.

SHOW
No palco, o intérprete recebe o auxílio de instrumentistas experientes do cenário pernambucano, entre eles Biu Roque e Mestre Cosmo Antônio, que tocam tarol e cantam. Os arranjos contam ainda com intervenções do naipe de metais, em que se destacam o trompete de Roberto Manoel e o sax tenor de João Minuto.

Faixas como Bringa, Pisando em Praça de Guerra, Vale do Jucá e A Folha de Bananeira chamam a atenção pela singeleza e convidam o público a dançar. Outro bom momento do vídeo é a canção 12 Linhas.

"Em cada rua uma igreja, com uma porta escancarada onde se escuta a zoada do sermão do pregador/ Em cada esquina um pastor, com uma bíblia estendida, para cada palavra lida dando uma interpretação", dizem alguns versos da música, escrita por Siba e Roque Biu.

Nos extras do DVD, que conta com apresentação do compositor paulistano Mauricio Pereira, o espectador confere um documentário em que o rabequista fala sobre sua formação musical e o cotidiano na cidade de Nazaré da Mata, no interior de Pernambuco. "Aqui na região da Mata hoje você não tem nenhum artista que não seja cosmopolita. Todo mundo tem antena parabólica", afirma Siba.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;