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Lula 'popstar' é fenômeno de vendas
Eduardo Merli
Do Diário do Grande ABC
09/11/2002 | 19:46
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Televisão, jornais, revistas. Não há lugar onde nos últimos dias as pessoas não tenham visto pelo menos uma vez o rosto ou ouviram a voz do novo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Depois que foi eleito, com mais de 52 milhões de votos em todo o país, o petista ganhou uma popularidade digna de um popstar, virou um fenômeno de vendas.

A lojinha virtual do PT, por exemplo, já arrecadou mais de R$ 2 milhões durante o período da campanha do presidente eleito. A Nexxy, dona da Miracole, responsável pelo sistema da vendas eletrônicas do PT, informou que o faturamento da loja passou de R$ 40 mil do primeiro turno para R$ 80 mil no segundo e que a tendência é continuar com boas vendas até o fim do ano. Na última semana, um dos produtos mais vendidos foi o relógio, de R$ 90, que já ultrapassou a casa dos milhares. "Esse relógio vale mais do que um Rolex agora depois da eleição", disse o tesoureiro do partido e da campanha de Lula, Delúbio Soares, que tem a missão de arrecadar, até o fim do mês com a marca Lula, os R$ 48 milhões previstos para o custo de campanha do petista.

Nas telinhas de todo o país, o novo presidente virou moda. Na segunda-feira após as eleições, os 75 minutos de entrevista ao vivo dada ao Jornal Nacional renderam à Rede Globo 44 pontos de audiência, seis a mais do que a média do programa. Daí para frente, o petista virou sinônimo de popularidade para a emissora que o colocou também no Fantástico e o namorou para participar do programa dominical de Fausto Silva. O presidente eleito também foi ao ar por 25 minutos no telejornal Cidade Alerta, da Rede Record, e alavancou a audiência de nove para 15 pontos.

O novo Midas da política aumentou os rendimentos até de seus conhecidos. Em São Bernardo, seu Oswaldo Kido, marido de Rosa Kido e dono do Bar da Rosa, principal QG do então sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva em meados dos anos 70 e 80, não pára de comemorar. "Desde que ele foi eleito, aumentamos em 10% nossas vendas", disse o comerciante. Kido contou que só no dia da eleição comercializou 600 churrascos e mais de 2 mil garrafas cervejas. "Valeu até telão na rua." O pôster do astro Lula está pendurado em várias paredes do seu bar. Seu Kido tenta trazer o seu novo presidente e ídolo para o Bar da Rosa, mas já sente as dificuldades. "Agora a gente tem de falar com os assessores, acho que vão ter de fazer um isolamento de trânsito."

Os cantores sertanejos Zezé Di Camargo e Luciano, que desde 1989 estão com o PT, também entraram na onda presidencial. Os dois participaram de vários comícios de Lula. A música da dupla "Meu País" virou jingle da campanha. Em troca, as vendas do último disco, lançado no fim de agosto, cresceu de forma assustadora. Segundo a Sony Music, o CD foi lançado com tiragem de 500 mil cópias vendidas. Na quinta-feira, a assessoria de imprensa dos cantores confirmou que a venda do disco já atingiu um milhão de cópias. Um número considerável para um trabalho que está a pouco menos de três meses no mercado. Zezé Di Camargo e Luciano ganharam R$ 75 mil por apresentação nos comícios. Chegaram a faturar R$ 825 mil com os shows na campanha. De acordo com a dupla, apenas o custo de produção foi cobrado.




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