Internacional Titulo
Futuro presidente da Bolívia diz que receberá um país dependente
Da AFP
19/01/2006 | 18:00
Compartilhar notícia


O presidente eleito da Bolívia, Evo Morales, disse, a três dias da posse, que receberá um Estado loteado, sem soberania e à mercê de poderes externos. Ele fez a afirmação com base em relatórios de sua equipe de transição.

Morales lamentou que o funcionamento das instituições públicas bolivianas dependa do apoio e da cooperação internacional. Avisou que uma das primeiras medidas de seu governo será a nacionalização do Poder Executivo. O líder indígena anunciou que, após assumir o cargo, tomará medidas para mudar essa situação e tornar a Bolívia independente.

"Não existe uma visão estratégica de defesa do Estado, de segurança dos cidadãos. Temos praticamente um processo de desmantelamento dos órgãos de segurança", criticou Morales. "Nos últimos 20 anos, os órgãos de segurança não conseguiram desenvolver uma cultura democrática de respeito aos direitos humanos. Sua relação com a sociedade continua conflituosa e também diminuiu sua lealdade aos interesses da pátria e do Estado”, concluiu.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;