Internacional Titulo
Enviado dos EUA apresenta proposta à Coréia do Norte
Do Diário do Grande ABC
29/05/1999 | 16:02
Compartilhar notícia


O enviado norte-americano à Coréia do Norte, ex-Secretário de Defesa William Perry, anunciou neste sábado que já explicou às autoridades da Coréia do Norte porque o país deve abandonar seus programas de desenvolvimento de foguetes de longo alcance e armas nucleares em troca de ajuda norte-americana na economia e no campo diplomático, mas admitiu que ainda é cedo para definir as reaçoes de Pyongyang à proposta. Perry liderou esta semana a delegaçao norte-americana de mais alto nível até agora a visitar a Coréia do Norte, a fim de conhecer diretamente os pontos de vista do Partido Comunista e dos comandantes militares desse país, antes de fazer recomendaçoes ao presidente Bill Clinton.

Afim de compartilhar uma análise inicial de sua visita de quatro dias, Perry, que viajou ontem à noite Seul, conversou aqui com o ministro da Unificaçao, Lim Dong-won, e com o diretor geral do ministério japonês de Relaçoes Exteriores, Ryozo Kato. Entre os benefícios oferecidos aos coreanos do norte, Perry admitiu o reinício de negociaçoes diplomáticas com os Estados Unidos e Japao e ajuda para recuperar a economia do país, informaram funcionários em Seul.

Perry disse que as duas partes acertaram continuar com as conversaçoes sobre a nao proliferaçao de foguetes e o acordo de 1994, pelo qual a Coréia do Norte congelou seu programa nuclear, em troca de reatores nucleares mais seguros e fornecimento de petróleo. Perry entregou uma carta de Clinton ao presidente norte-coreano Kim Jong Il, bem como mensagens do primeiro-ministro japonês e do presidente sul-coreano.

Perry regressaria ainda neste sábado à tarde a Washington, para informar Clinton e lideranças do Congresso de sua gestao. Segundo autoridades americanas, a Coréia do Norte é o principal exportador mundial de foguetes balísticos e entre seus clientes estao Ira, Síria e Paquistao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;