Internacional Titulo
Descoberto segundo caso de gripe aviária na Turquia
Da AFP
27/12/2005 | 21:22
Compartilhar notícia


Um segundo caso de gripe aviária foi detectado na Turquia, informaram fontes oficiais nesta terça-feira, acrescentando que o governo já tomou as medidas necessárias para conter sua propagação.

Os testes realizados em aves de criação na província de Igdir, ao leste, confirmaram a presença do vírus H5 da gripe aviária, mas ainda não há confirmação para o vírus H5N1, perigoso se for transmitido ao homem, já que pode causar uma pandemia, disse o porta-voz do Ministério da Agricultura.

Foram enviadas amostras para o laboratório britânico encarregado destas análises. As autoridades estão esperando os resultados, completou a fonte.

Depois da detecção do primeiro caso do vírus H5N1 no início de outubro, as autoridades turcas anunciaram em 9 de dezembro sua erradicação, para a qual cerca de 10 mil aves de criação foram sacrificadas.

Os especialistas veterinários advertiram que a Turquia pode ser afetada pela gripe aviária, porque é lugar de passagem das aves migratórias, que, acredita-se, teriam transportado o vírus para o país.

O porta-voz acrescentou que foi demarcada uma zona de quarentena em torno do local onde se descobriu o novo caso e já se proibiu a venda de aves.

"Não há uma situação de perigo para a saúde pública nem para os produtores de aves de criação e ovos no país", garantiu o assessor.

Cerca de 350 aves foram sacrificadas na área como medida de precaução. O vírus H5N1 da gripe aviária deixou pelo menos 70 mortos na Ásia desde 2003.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;