Internacional Titulo
ONU confirma abusos sexuais cometidos por capacetes azuis
Da AFP
23/07/2007 | 16:42
Compartilhar notícia


A ONU informou nesta segunda-feira que os abusos sexuais comprovados, alguns deles envolvendo crianças, foram cometidos por capacetes azuis (soldados e oficiais das forças armadas, agentes da polícia civil e pessoal civil de muitos países) marroquinos da Onuci (Operação das Nações Unidas na Costa do Marfim).

O anúncio foi feito dois dias depois de a Organização ter decidido confinar os soldados acusados. "Houve uma investigação interna que confirmou os fatos. Os investigadores estão reunindo todos os elementos. Há menores entre as vítimas", declarou a representante da Onuci Margarita Amodéo, lembrando as iniciativas da ONU que mostram sua "tolerância zero" em relação a estes atos.

A Onuci, encarregada de manter o cessar-fogo entre o norte e o sul da Costa do Marfim, havia anunciado no sábado o confinamento do contingente marroquino baseado em Bouaké (centro), devido a uma investigação interna de casos de exploração e de abusos sexuais.

As associações locais de defesa dos direitos humanos expressaram indignação com os fatos.

Os capacetes azuis da Missão de Observação da ONU na Costa do Marfim estão encarregados, desde 2004, de vigiar o cessar-fogo entre o norte e o sul do país, separados desde uma tentativa de golpe de Estado em 2002. O contingente marroquino, de 732 soldados, é o segundo em número depois do de Bangladesh.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;