Economia Titulo
Vendas de eletrodomésticos crescem 64% em junho
Do Diário do Grande ABC
21/07/1999 | 16:12
Compartilhar notícia


As vendas da linha branca em junho lideraram a recuperaçao do setor eletroeletrônico do país com um avanço de 64% sobre o mês de maio. No total, o setor eletroeletrônico cresceu 26,51% em junho sobre maio, anunciou nesta quarta o presidente da Associaçao Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Paulo Saab. Ainda nao é possível comparar as vendas de junho de 1998 com igual período de 1999 porque no ano passado houve a Copa do Mundo de futebol, levando as vendas a um incremento fora do normal; nao descontado esse fator sazonal, na comparaçao dos dois períodos ainda há uma queda de 8,2% neste ano.

Saab salientou, no entanto, que "o setor eletroeletrlônico se ajustou a um novo patamar de produçao e está otimista com as perspectivas de uma recuperaçao gradual e realista. Agora no segundo semestre as perspectivas sao mais positivas, pois as vendas do setor têm uma concentraçao de 60% no segundo semestre". A recuperaçao mais importante do setor, segundo a Eletros, ocorreu com lavadoras, com 218% de crescimento em junho sobre maio; os refrigeradores tiveram aumento de 47,9%; e os fogoes, 31%. No acumulado do semestre, a linha branca cresceu 12% sobre igual período do ano passado.

Os eletroportáteis também reagiram em junho, com os ferros de passar roupa crescendo 26%; os liquidificadores 21,4%. No acumulado do semestre todo o setor de eletroportáteis evoluiu 1,56% sobre igual período de 98. O pior desempenho ficou por conta dos aparelhos de imagem e som. Na relaçao de junho com maio deste ano, o crescimento foi de 7,53%. Mas as vendas de aparelhos de imagem e som na comparaçao de junho deste ano com igual período de 98, a queda é de 36,5%, explicou Paulo Saab.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;