Internacional Titulo
Dirigente albano-kosovar evita conflito
Do Diário do Grande ABC
26/06/1999 | 15:26
Compartilhar notícia


Um dirigente albano-kosovar evitou nesta sexta-feira um conflito, que poderia ter graves conseqüências, quando deteve um grupo de albaneses enfurecidos que tentava invadir o setor sérvio desta cidade. Cerca de 500 albaneses, entoando o refrao ``estou disposto a morrer por Kosovo``, tentou atravessar, aos empurroes, uma fila de soldados franceses que pertencem às forças de paz da Otan, para invadir o setor sérvio de Kosovska Mitrovica, ao norte da província de Kosovo.

Mas Hashim Thaci, o principal líder do Exército de Libertaçao de Kosovo (ELK) e primeiro-ministro do autodenominado governo provisório, apareceu repentinamente com soldados franceses e com o enviado das Naçoes Unidas, Sergio Vieira de Mello, em um carro. Caminharam até o grupo de albaneses e pediram que eles nao fossem adiante. ``Vamos solucionar nossos problemas através de meios pacíficos``, disse Thaci. Por sua vez, Mello disse que ``seria um desastre`` se os albaneses concretizassem a invasao do setor sérvio, pois ele e Thaci estavam vindo do outro lado da ponte (onde fica o setor sérvio), e uma multidao enfurecida aguardava os albaneses.

Thaci subiu em um jeep do exército francês e com um alto-falante fez um apelo aos albaneses para que desistissem da idéia e voltassem para suas casas. Os albaneses atenderam ao apelo e se dispersaram. Thaci e Mello retornaram a Pristina, a capital de Kosovo.

Kosovska Mitrovica, a 30 quilômetros de Pristina, está dividida por uma ponte que separa a parte sérvia da parte de etnia albanesa.

A tensao aumentou na cidade, desde que os albaneses iniciaram o retorno às suas casas, depois da retirada dos soldados sérvios e da chegada dos soldados da força de paz da Otan.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;