Internacional Titulo
Cubanos fazem segredo sobre agenda de Fidel no Rio
Do Diário do Grande ABC
25/06/1999 | 19:38
Compartilhar notícia


A agenda do presidente de Cuba, Fidel Castro, um dos 48 chefes de Estado e de governo que participarao da 1ª Cimeira da América Latina, Caribe e Uniao Européia, está sendo mantida em sigilo. Para nao prejudicar a organizaçao do encontro a embaixada de Cuba revelou apenas que o presidente chegará ao Rio no domingo, acompanhado de, pelo menos, 55 seguranças particulares. O horário do vôo, porém, ainda continua em sigilo - provavelmente entre o fim da tarde e início da noite. Até agora, só foi confirmada a sua participaçao nos eventos da agenda oficial.

O presidente, que ficará hospedado no Rio Othon Palace, em Copacabana, com toda a delegaçao cubana, deverá falar no painel sobre fluxo de investimentos. Na 2ª Cúpula da Associaçao dos Países do Caribe, em Santo Domingo, há dois meses, Fidel comparou a atual modelo econômico do mundo a um "cassino gigante" e classificou a Organizaçao Mundial de Comércio (OMC) de "instrumento temerário de recolonizaçao e exploraçao".

O que se sabe até agora é que o comandante pretende ficar mais um dia no Rio, depois do encerramento oficial da Cimeira, na terça feira. Um dia antes, às 8 horas, Fidel deverá ter um encontro reservado com o presidente da Espanha, José María Aznar e o presidente de El Salvador, Francisco Flores. A Espanha é um dos maiores investidores na ilha, especialmente na área de turismo, e a intençao do governo cubano é intensificar esses laços comerciais. O Produto Interno Bruto (PIB) cubano vem exibindo uma significativa melhora. No ano passado, ele cresceu 2,5% e a previsao é de fechar 1999 entre 3% e 4%.

Na quarta-feira, o presidente de Cuba deverá ir a Niterói, no Grande Rio, pela manha, e à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), no fim da tarde, onde fará uma palestra. "Ainda nao há nada confirmado sobre a agenda paralela do presidente", afirmou o conselheiro político da embaixada, Jorge Ferreira, que passou esta sexta-feira a tarde em Niterói, vistoriando possíveis locais por onde o líder poderá passar.

Fidel deve ficar apenas meia hora na cidade, onde irá conhecer uma unidade do Médico de Família, programa de saúde criado pelo regime cubano, que vem sendo adotado pela prefeitura desde 1992. Depois, ele visitará o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), que promove a exposiçao fotográfica "Cuba - 40 anos de revoluçao", com imagens tiradas entre 1953 e 1996.

No museu, o comandante será recebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer, autor do projeto do MAC, que lhe dará um presente, uma estátua em ferro preto vazada de um homem, ladeado por três cachorros, empunhando uma bandeira com os dizeres: "Cuba vencerá". A obra foi feita pelo próprio Niemeyer, a pedido do prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, do PDT, fa do líder cubano. Na quarta-feira, a agenda de Fidel ainda reserva uma palestra para mil pessoas no teatro da Uerj. Apesar de nao ter nada confirmado oficialmente, a direçao da Uerj garante que já recebeu sinal verde da embaixada cubana para organizar a recepçao ao presidente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;