Internacional Titulo
Começa resgate dos 23 mil refugiados em estádio de Nova Orleans
Do Diário OnLine
Com Agências
31/08/2005 | 15:09
Compartilhar notícia


Mais de 23 mil pessoas refugiadas no Superdome, o estádio cercado pelas águas depois da passagem do furacão Katrina, começaram a ser retiradas nesta quarta-feira durante uma operação de resgate que poderá levar dois dias. Na manhã desta quarta-feira, ônibus começaram a chegar ao Superdome, onde dezenas de milhares de pessoas tinham se refugiado antes e depois da passagem do furacão.

Fechado e localizado na parte alta da cidade, o estádio era considerado seguro. Porém, com a ruptura de diques da cidade, a água está subindo de maneira muito rápida nas ruas da cidade. Os refugiados estão sem água potável nem eletricidade, logo sem ar condicionado, numa temperatura que beira os 40 graus centígrados.

”Centenas de ônibus transportando os refugiados farão idas e voltas entre Nova Orleans e Houston (Texas), 500 km a oeste”, anunciou a governadora de Louisiana, Kathleen Blanco, durante uma entrevista coletiva em Baton Rouge, 120 km ao noroeste de Nova Orleans. "Falei com o governador do Texas e com o prefeito de Houston, que estavam ansiosos para ajudar. Eles aceitaram acolher nossos cidadãos. Estou muito grata ao dois, pois isso vai nos ajudar muito", agradeceu a governadora.

Antes da chegada de Katrina, o Superdome de Nova Orleans havia acolhido cerca de 10 mil habitantes que não tinham para onde ir. Entretanto, pelo menos outros 10 mil foram levados ao estádio depois da chegada do furacão. "Essas pessoas foram recuperadas no telhado de suas casas, e em outros lugares perigosos da cidade", especificou Blanco.

De acordo com um representante da Guarda Nacional de Louisiana, que vai coordenar a operação de resgate, a principal dificuldade será transferir as pessoas de dentro para fora do estádio, que está cercado pelas águas. Helicópteros poderão ser utilizados para retirar os feridos ou as pessoas em estado de fraqueza extrema.

"É essencial que sejamos rápidos, para que a situação comece a se estabilizar", frisou Blanco. No entanto, segundo o senador Walter Boasso, "ainda estamos na fase de retirada das pessoas dos tetos". Os serviços de emergência de Louisiana instalaram seu quartel-general em Baton Rouge, a capital administrativa do Estado.

De acordo com os números disponíveis nesta quarta-feira, 866 mil domicílios foram danificados pela passagem de Katrina no Estado de Louisiana, onde 52 condados estão em estado de emergência. Um total de 128 centros de primeiros socorros foram instalados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;