Política Titulo
Presidente rejeita semelhança com Hugo Chávez
Davos
Da AE
26/01/2003 | 22:28
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva rejeitou domingo, vigorosamente, qualquer semelhança entre o governo petista no Brasil e o de Hugo Chávez, da Venezuela. “A história do Brasil, do PT, da sociedade brasileira, a força do movimento sindical brasileiro são incomparavelmente superiores ao que ocorre na Venezuela”, disse o presidente, em entrevista coletiva à imprensa. Ele classificou a comparação de “inconseqüente” e “irracional”.

Lula fez a afirmação quando lhe perguntaram se havia discutido a crise venezuelana nos muitos contatos que fez durante o Fórum Econômico Mundial. Na verdade, a comparação entre Lula e Chávez não foi feita por praticamente ninguém em Davos, com a exceção do economista venezuelano Ricardo Hausmann, da Universidade de Harvard.

Hausmann insistiu na tese de que o posicionamento de Lula em relação à crise na Venezuela está criando no mercado financeiro uma associação entre o presidente brasileiro e Hugo Chávez. “A associação tão íntima que Lula teve com Chávez no fim de dezembro e início de janeiro surpreendeu o mercado internacional, e não convém ao Brasil.”

Ele disse ainda que o próprio presidente venezuelano teria vivido, no início do seu mandato presidencial, uma lua-de-mel com os mercados, com promessas de políticas econômicas consistentes e com a nomeação de pessoas responsáveis para o Ministério das Finanças e para o Banco Central do país.

Lula ainda explicou: “O nosso interesse pela Venezuela não é pelo Chávez, não é pela oposição, mas pela própria Venezuela, onde temos interesses, além dos interesses geopolíticos”. Para Lula, a saída para a crise venezuelana exige “um pacto de estabilidade” entre as forças políticas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;