Economia Titulo
Vendas de Natal devem ter alta de 7%
Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
12/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Fernando Nonato/DGABC


O comércio varejista de Santo André prepara-se para período de verdadeira ebulição nas vendas de fim de ano, tendo como premissa que alguns segmentos na região, como o de perfumaria e cosméticos, avançarão 20% em comparação ao ano passado. De maneira geral, a Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) prevê alta de 7% no período mais fértil em vendas no setor.

"Nenhum segmento vai faturar menos que o previsto neste fim de ano. Temos apresentado números muito bons quando comparados ao mesmo período de 2008", afirma Sidnei Muneratti, presidente da associação.

O cenário econômico da região é destacado como fator preponderante para a expectativa de desempenho. O Grande ABC acumula saldo positivo na geração de empregos, com variação de 0,6% em setembro. Além disso, a oferta de crédito cresceu neste fim de ano no País, estimulando os consumidores a comprometer parte da renda futura nas compras a prazo.

Muneratti lembra que desde maio o comércio da cidade apresentou evolução positiva. Outro indicativo importante é que apenas nos dez primeiros dias de novembro, o volume de consultas ao SPC (Sistema de Proteção ao Crédito) pelas empresas associadas cresceu 5% frente a igual período de 2008. Em relação às consultas efetuadas até outubro, houve crescimento de 3,12%.

A venda de itens de linha branca (geladeira, fogão, máquina de lavar) na região durante o Natal será até 10% superior este ano. O setor foi impulsionado pela redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

RENDA - O componente de destaque na composição da renda da população do Grande ABC será o pagamento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados), principalmente dos metalúrgicos, que ainda negociam com suas empresas, por intermédio dos sindicatos, volume mais robusto para o benefício.

"O 13º salário e a PLR são componentes importantes na injeção de dinheiro na economia local", comenta o presidente da Acisa. É esta quantia extra no bolso que motiva muitas pessoas a saldarem as dívidas antigas para renovar o crédito no varejo, dando fôlego adicional para as compras sazonais.

O executivo da entidade lembra ainda que em meados de fevereiro o índice de inadimplência volta a subir devido o volume de impostos do começo do ano e o período de volta às aulas, que compromete a renda de muitas famílias.

EVENTO - Para comemorar a chegada do Natal, a entidade comercial de Santo André irá promover no dia 20 de dezembro a apresentação do tradicional coral de crianças em sua sede. Muneratti espera que mais de 10.000 pessoas assistam à cerimônia, que terá a presença dos associados da Acisa entre outros convidados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;