Internacional Titulo
Avião fumigador dos EUA desaparece próximo às Bahamas
Das Agências
02/10/2001 | 14:19
Compartilhar notícia


Um avião fumigador de pequeno porte do departamento de Estado americano desapareceu próximo às ilhas Bahamas quando voltava aos Estados Unidos de uma missão antidrogas na Colômbia, disse um funcionário do referido departamento esta terça-feira.

O último contato com o avião ocorreu na manhã desta segunda-feira assim que este deixou as Ilhas Turks e Caicos, onde aterrissou para abastecimento, rumo à base da Força Aérea Patrick, na Flórida, disse o funcionário.

O avião, que estava sendo usado nos esforços antidrogas financiados pelos EUA na Colômbia, foi enviado como de rotina, e pode ter tido problemas quando sobrevoava o Caribe, onde vestígios do furacão Juliette estavam gerando dificuldades para as naves, acrescentou. "Nós não sabemos o que aconteceu, mas os ventos provocados por Juliette vinham dessa direção", afirmou o funcionário.

Ele sustentou que não parecia haver conexão alguma entre o desaparecimento desse avião e os atentados terroristas de 11 de setembro em Nova York e Washington, quando aviões seqüestrados por suicidas foram lançados contra o World Trade Center e parte do Pentágono.

Depois dos atentados, a Administração da Aviação Federal Civil (FAA) proibiu durante certo tempo o vôo de aviões ligeiros usados em agricultura para espalhar inseticida nas plantações, prevenindo ataques com armas químicas e biológicas.

Esses aviões, capazes de transportar de 1.000 a 3.000 litros de produtos químicos, são considerados por peritos o melhor meio de dispersão de um agente tóxico em caso de um ataque químico ou bacteriológico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;