Nacional Titulo
Brasil cumpre obrigações internacionais, diz Amorim
Do Diário OnLine
Com Agências
05/04/2004 | 16:06
Compartilhar notícia


O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, comentou nesta segunda-feira a notícia publicada pelo jornal Washington Post denunciando a suposta resistência do Brasil em aceitar inspeções na unidade de enriquecimento de urânio no Rio de Janeiro. Segundo Amorim, a reportagem se baseia em “informações infundadas” e o país “está cumprindo rigorosamente com suas obrigações internacionais" no caso do urânio.

Amorim disse que o país é signatário dos acordos internacionais referentes ao assunto e todos eles prevêem inspeções negociadas. Ele ressaltou que a utilização da energia nuclear no Brasil é para fins pacíficos e afirmou que "o país tem que ter a possibilidade de proteger sua tecnologia, desenvolvida aqui".

Ao ser questionado sobre a possibilidade da questão gerar um impasse diplomático entre Brasil e Estados Unidos, ele disse nunca ter recebido qualquer manifestação direta do governo americano que levasse a tal conclusão. "Não senti pressão dos Estados Unidos até o momento, o que tenho ouvido é que não há dúvida que a tecnologia nuclear do Brasil é para fins pacíficos e para energia".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;