Política Titulo
Humilharam os vereadores, afirma prefeito de Diadema
Gislayne Jacinto
Da Redaçao
24/12/1999 | 14:42
Compartilhar notícia


O prefeito de Diadema, Gilson Menezes, disse que desaprova a atitude de um grupo de professores que protestou e parou a sessao da Câmara na última terça-feira, para impedir uma votaçao de projeto de sua autoria que regulamenta a criaçao do sistema municipal de ensino da cidade. Os professores, além de invadir o plenário, atiraram ovos e moedas nos vereadores. O espaço de votaçao na Câmara também foi invadido após os manifestantes quebrarem as divisórias do plenário (leia reportagem abaixo).

"Nao aceito o que ocorreu. Humilharam os vereadores. Repudio esse tipo de vandalismo. Foram covardes, e eu nao gosto de covarde, gosto de quem luta", afirmou o prefeito.

Para Gilson, a atitude dos professores foi de agressao. "Na vida, temos de ter respeito pelas pessoas", afirmou.

O prefeito também criticou a açao da Polícia Militar. "Infelizmente, a PM deixou muito a desejar. Ela teria de ter garantido o local de trabalho dos vereadores. Fez vista grossa", disparou.

Os manifestantes argumentaram ser contrários à proposta de Gilson por entender que o artigo 24 do projeto abre brecha para uma futura municipalizaçao do ensino - processo pelo qual o município passaria a incorporar as escolas estaduais de ensino fundamental - e iminentes demissoes.

Gilson afirma que os professores estao equivocados. "Sempre lutei contra a municipalizaçao do ensino do jeito como foi implementada. O argumento usado pelos professores é falso. Eles estao mentindo para tentar desgastar a minha administraçao."

Gilson acrescentou que, se fosse a favor da municipalizaçao, nao teria entrado na Justiça no ano passado contra a retençao de verbas feita pelo Fundao. O prefeito foi o segundo do país - o primeiro foi o de Recife - a conseguir uma liminar impedindo que o município perdesse R$ 1,3 milhao por mês.

O prefeito disse que, diante do impasse, o seu secretário de Educaçao, José Paulo Menezes, sugeriu que o artigo 24 do projeto fosse suprimido, mas, segundo o prefeito, nao houve acordo.

Com a garantia de que seu projeto nao tem nada a ver com municipalizaçao, Gilson explicou que a proposta tem o objetivo de apenas regulamentar o ensino que já existe em Diadema. "A regulamentaçao é necessária para que os diplomas tenham validade."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;