Internacional Titulo
Talibãs fecham ONG e prendem 24 funcionários
Das Agências
05/08/2001 | 20:03
Compartilhar notícia


O regime Talibã fechou este domingo a organização não-governamental 'Shelter Now International' (SNI) e prendeu seus 24 funcionários, oito deles estrangeiros, acusando-os de "divulgar o cristianismo", anunciou a agência nacional Bajtar.

Duas estrangeiras que trabalhavam para a SNI foram presas na sexta-feira, depois de terem visitado um afegão em sua casa, informou a agência. A polícia prendeu outros seis estrangeiros, além dos 16 empregados afegãos da SNI, informou a Bajtar.

A mesma fonte informou que a SNI dirigia uma escola, que foi fechada. Seus 65 alunos irão para um "reformatório", onde receberão aulas sobre o Alcorão.

Segundo a rádio Charia (estatal), citando o vice-ministro de Assuntos Religiosos, Mohammad Salin Haqqani, os funcionários da ONG "confessaram seu crime, lamentaram o ato e apresentaram suas desculpas ao Emirado Islâmico do Afeganistão".

Um decreto do mulá Omar, chefe dos talibãs, determina que todo muçulmano que se converte a outra religião pode ser condenado a morte. A Shelter Now International é financiada pela Alemanha, Grã-Bretanha, Holanda e pelo Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas.

A ONG, especializada na construção de albergues para os refugiados, já havia se mobilizado depois da invasão soviética no Afeganistão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;