Política Titulo
Afif quase vira o jogo
Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
02/10/2006 | 22:57
Compartilhar notícia


A confiança trazida pela certeza da eleição quase se tornou em surpresa desagradável para o senador Eduardo Suplicy (PT). Mas o fato é que o petista derrotou seu principal concorrente, Guilherme Afif Domingos (PFL), e se reelegeu – pela terceira vez – por mais oito anos de mandato por São Paulo com quase metade da preferência do eleitorado: 8.986.803 votos (47,8%). Embora as pesquisas tenham apontado vitória esmagadora de Suplicy nas urnas, o que se viu foi uma disputa equilibrada com Afif. O pefelista liderou a apuração em muitos momentos.

Apesar de ter tido mais votos do que nas eleições passadas, ficou evidenciado que os conseqüentes erros cometidos por petistas parecem ter resvalado na figura, até então intacta, de Suplicy. Com isso, Afif aproveitou o mau momento do PT para popularizar a sua imagem. A tática adotada foi grudar nos tucanos Geraldo Alckmin, que disputa o segundo turno à Presidência com Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e José Serra, governador eleito por São Paulo ainda no primeiro turno.

Suplicy tem ciência da situação delicada pela qual vive o PT. As inúmeras denúncias de corrupção no governo federal quase fizeram com que seu projeto pessoal de continuar no Senado e disputar a eleição à Presidência da República em 2010 fosse por água abaixo. Por isso, defende punição aos petistas envolvidos em escândalos e sonha fazer com que o PT recupere a fama de partido que sempre lutou pela ética.

Ressalta ainda que trabalhará pelo aperfeiçoamento da democracia, pela busca de ética e por políticas sociais. “A população de São Paulo me conferiu extraordinária responsabilidade na votação. Significa uma confiança crescente no meu trabalho, ainda que os meus adversários tenham falado que eu não fiz nada no Senado”, desabafou.

Placar – O PFL foi o maior vencedor na disputa pelo Senado. O partido elegeu seis senadores que, somados ao 12 cujo mandato vai até 2010, a legenda passa a ter a maior bancada a partir de 2007, desbancando o PMDB, que passou de 20 para 18 representantes. No entanto, embora tenha caído do topo da lista, o PMDB foi a terceira legenda que mais elegeu senadores: quatro. O PSDB conseguiu cinco estados nesta eleição. Três senadores foram eleitos pelo PTB e dois pelo PT. PSB, PCdoB, PDT, PL e PRTB elegeram um cada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;