Economia Titulo
Estudo mostra queda no preço de exportaçoes brasileiras
Do Diário do Grande ABC
20/03/2000 | 18:16
Compartilhar notícia


A queda no preço das exportaçoes brasileiras foi o principal entrave ao equilíbrio da balança comercial no ano passado. Um estudo da Fundaçao Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex) mostra que a receita com exportaçoes caiu em 18 dos 26 setores pesquisados. Os dados revelam ainda que houve um recuo expressivo no preço de todos os produtos brasileiros vendidos no exterior, com destaque para a queda de 31,4% no açúcar e de 25,5% no café.

O economista da Funcex Fernando Ribeiro explica que a queda no faturamento das exportaçoes brasileiras foi reflexo de dois fatores: a reduçao nos preços das commodities no mercado internacional e o repasse da desvalorizaçao cambial nos produtos manufaturados, que provocou uma diminuiçao de cerca de 10% nos preços dessas mercadorias. "O cenário no ano passado foi de crescimento no volume exportado e queda nos preços", lembra Ribeiro. Para 2000, a expectativa é de recuperaçao nos preços das commodities.

A Funcex, porém, nao espera um reaçao expressiva que neutralize todas perdas verificadas no ano passado. "Os preços ainda estao muito instáveis", analisa. "O importante é manter as vendas aquecidas este ano e torcer para uma recomposiçao das commodities." O economista observa que as exportaçoes de manufaturados já cresceram 30% na comparaçao entre janeiro de 2000 e o mesmo período do ano passado.

As maiores perdas em receitas foram registradas nos setores de veículos automotores (33,3%) e de agropecuária (21,3%). O Boletim Setorial de Comércio Exterior da Funcex mostra que o faturamento cresceu em apenas oito ramos pesquisados, com destaque para a expansao de 23,4% no segmento de madeira e mobiliário, de 22,7% no de equipamentos eletrônicos e de 22,4% no de produtos alimentares.

Ribeiro explica que a queda no faturamento da indústria de veículos automotores foi provocada, principalmente, pela queda no volume exportado pelo setor. "A recessao na América Latina, especialmente da Argentina, levou a indústria a exportar no ano passado 22% a menos do que em 1998", afirmou. O mesmo ocorreu no ramo de máquinas e tratores, que registraram uma queda de 8,8% na quantidade de produtos destinados ao mercado internacional.

Importaçoes - O relatório constata incremento na receita de importaçao de apenas quatro setores no ano passado. Entre eles estao o de refino de petróleo (12,3%) e o farmacêutico (14,1%). Os preços dos produtos importados tiveram um comportamento mais homogêneo: enquanto 12 setores apresentaram aumento, 17 acumularam reduçoes. A elevaçao na cotaçao do petróleo fez os preços das importaçoes no setor de petróleo e carvao registrarem um reajuste de 13,6% no ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;