Nacional Titulo
Funasa diz que número de crianças indígenas desnutridas diminuiu
Do Diário OnLine
Com Agências
01/03/2005 | 17:20
Compartilhar notícia


A Funasa (Fundação Nacional de Saúde) disse nesta terça-feira que tem provas de que a houve redução no número de mortes por desnutrição infantil nas aldeias indígenas no estado do Mato Grosso do Sul. Segundo o diretor do órgão, Alexandre Padilha, uma avaliação feita pelo governo mostrou que 23,2% das crianças desnutridas saíram dessa situação nos primeiros meses do ano.

"Nós temos dados que mostram uma queda do que chamamos de reincidência das crianças que eram internadas no Centro de Recuperação Nutricional, em Dourados (MS). Elas saíam, voltavam para a aldeia e 60% delas logo retornavam doentes. Hoje, essa reincidência está em 10%."

Segundo o diretor, no entanto, a situação ainda "preocupa a todos e nós temos que manter a sociedade e a comunidade indígena mobilizadas para isso". Ele citou outros avanços: "Em 2004 atingimos a menor taxa de mortalidade infantil em povos indígenas, de 47 por mil nascidas vivas. Em 2002, eram 56 por mil, mas a taxa é muito alta se comparada com o restante da população brasileira".

A Funasa conta com cerca de 10,5 mil profissionais de saúde em todo o país, explicou o coordenador, trabalhando em prevenção de doenças e desenvolvendo políticas de saneamento, dos cerca de 430 mil habitantes de terras indígenas no país. "Em 2004, foi investido o maior montante de recursos, R$ 22 milhões, em saneamento em áreas indígenas", informou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;