Política Titulo
Dilma Russef fala em novas regras para preços dos combustíveis
Do Diário OnLine
20/12/2002 | 17:41
Compartilhar notícia


Dilma Russef, a futura ministra das Minas e Energia, anunciou nesta sexta-feira, logo após sua confirmação no cargo, que o governo Lula estuda uma nova fórmula para calcular os preços dos combustíveis. A técnica gaúcha afirmou ainda ser contrária ao modelo aplicado atualmente no Mercado Atacadista de Energia Elétrica (MAE), mas sem confirmar se haverá mudança no método que estabelece preços para a energia elétrica.

"A volatilidade do MAE, em momento algum, representa ou garante a competitividade do setor. E o modelo atual não cumpre seu papel de sinalizar preços para investimentos de longo prazo", analisou. Dilma pregou a estabilização de regras para liquidar os pagamentos paralisados no âmbito do MAE – uma espécie de bolsa de energia, envolvendo empresas energéticas e o ministério. Para ela, essa medida vai garantir um mercado mais seguro para os investidores e evitar que o país volte a enfrentar a mazela do racionamento energético. "Isso arrebenta o mercado, diminui o mercado, reprime a atividade e tem efeito sobre a atividade econômica", comentou.

A futura ministra, baseada em estudos da equipe da transição de governo, rechaçou o risco de o Brasil sofrer com a falta de abastecimento de eletricidade nos próximos dois anos. Dilma avaliou que algumas regiões do país têm excedentes, mas a distribuição desigual faz com que outras áreas sofram uma certa escassez.

Dilma Russef destacou que sua pasta não lida apenas com a política de combustíveis e a geração elétrica, mas também com todos os recursos minerais do país. "A energia representa um pré-requisito em todas as áreas. Por isso, essa integração entre os ministérios tem de ser desenvolvida e respeitada", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;