Nacional Titulo
Fetape promove ocupaçao no sertao do Sao Francisco
Do Diário do Grande ABC
28/10/1999 | 17:06
Compartilhar notícia


A Federaçao dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (Fetape) promoveu nesta quinta-feira de madrugada a ocupaçao da Fazenda Caraíbas, de mil hectares, localizada nas margens do Rio Sao Francisco, no município de Santa Maria da Boa Vista, a 640 quilômetros do Recife. Cerca de 250 pessoas participaram da ocupaçao, a segunda realizada pela Fetape, em uma semana, no sertao do Sao Francisco. A primeira ocorreu na última sexta-feira, nas fazendas Tucutu 1 e Tucutu 2 - total de 1,6 mil hactares - com mais de 300 pessoas.

De acordo com o diretor de política agrária da Fetape, Joao Santos, a Fazenda Caraíbas estava abandonada e improdutiva, nela vivendo apenas um morador que planta 5,5 hectares de arroz, cebola e maracujá. Os trabalhadores rurais quebraram três porteiras e uma cerca de arame farpado para ter acesso à parte da fazenda que margeia o rio, onde levantaram barracos. "Consideramos um crime uma propriedade de mil hectares, na beira do rio, ter apenas cinco hectares de área plantada quando milhares de sertanejos estao morrendo de fome e sede, sem terra para produzir e sobreviver com dignidade", afirmou Santos ao justificar a invasao.

Desde o dia 10, a Fetape mantém uma equipe no sertao do Sao Francisco mobilizando e organizando os trabalhadores para fazer ocupaçoes na regiao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;