Economia Titulo
Delfim: crise anunciada pelo governo foi um blefe
Do Diário do Grande ABC
09/04/1999 | 13:41
Compartilhar notícia


O ex-ministro da Economia, Antonio Delfim Neto, disse nesta sexta-feira em seminário sobre ajuste fiscal e desvalorizaçao cambial, patrocinado pelo grupo IOB, que o desastre econômico anunciado pelo governo no início do ano pode ter sido um blefe para conseguir todos os empréstimos que o país necessitava. Segundo ele, a tragédia foi tao bem vendida no exterior que o mundo correu para ajudar o Brasil com financiamentos internacionais.

Curto prazo - O ex-ministro da Economia disse que o fato da Bolsa de Valores de Sao Paulo ter negociado ontem volume superior a R$1 bilhao mostra que o dinheiro mais expeculativo está voltando para economia brasileira. Ele observa, no entanto, que este dinheiro internacional de curto prazo é o primeiro que chega e também o primeiro que sai se nao houver um aumento de confiabilidade na economia brasileira por meio de ajustes na contas públicas.

Segundo ele, a Coréia é um exemplo a ser seguido, pois conseguiu acumular reservas por meio de superávit (saldo positivo comercial) exportaçoes superando importaçoes e acumulando reservas para o pagamento dos empréstimos ao Fundo Monetário Internacional. Segundo Delfim, o produto interno bruto caiu 5,8% em 98 e deve crescer entre 3% e 3,5% este ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;