Internacional Titulo
AP não permitirá que o Hamas se apodere da Faixa de Gaza
da AFP
17/02/2004 | 15:10
Compartilhar notícia


A Autoridade Palestina não permitirá que o movimento islamita Hamas se apodere da Faixa de Gaza se Israel realmente abandonar o território, afirmou nesta terça-feira Jibril Rajub, conselheiro de Segurança Nacional do líder palestino Yasser Arafat.

"Lutaremos contra eles e impediremos que se apoderem da Faixa de Gaza", declarou o general Rajub durante um encontro com enviados militares israelenses, segundo o site da rádio militar de Israel.

"O Hamas não conseguirá controlar Gaza", acrescentou Rajub, ao comentar o plano revelado pelo primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, de desmantelar 17 das 21 colônias israelenses da Faixa de Gaza.

"Parto do princípio de que no futuro não existirão judeus em Gaza", declarou Sharon ao anunciar o projeto, que integra um plano de separação dos palestinos que ele pretende aplicar caso o processo de paz fique completamente bloqueado.

Durante a reunião, Rajub também pediu a retomada imediata das negociações de paz com Israel, que estão congeladas há vários meses. "A única solução possível é um acordo político", declarou, segundo o site do jornal Maariv.

De acordo com o general, Israel deve debater com Arafat. "Nem Israel nem os Estados Unidos têm o direito de decidir quem deve ser o dirigente dos palestinos", afirmou, numa referência à política israelense, apoiada pelo governo americano, de ignorar Yasser Arafat.

No dia 12 de fevereiro, em uma entrevista à AFP, Rajub destacou que a corrente central do Hamas optou por uma linha pragmática.

"A comunidade internacional tem o dever de convencer essas pessoas a aceitar a solução política proposta e de deslegitimar qualquer ataque contra civis em Israel", disse na ocasião o general Rajub.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;