Esportes Titulo
Tiro com arco espera quebrar jejum de medalhas no Pan
Das Agências
10/08/2003 | 15:29
Compartilhar notícia


Apesar da pouca tradição no cenário esportivo brasileiro, o tiro com arco tentará conseguir bons resultados e até medalhas no Jogos Pan-Americanos de São Domingo. A delegação da modalidade, que divide com a patinação artística o título de menor do país (apenas dois atletas e um treinador), chegou no sábado à capital da República Dominicana. As disputas começam nesta segunda-feira (dia 11), no Parque del Este.

O Brasil só estará participando na categoria individual com Leonardo Lacerda de Carvalho e Fátima Rocha, que estiveram no último Pan-Americano (Winnipeg/99). Apesar de o Brasil não conquistar uma medalha desde a edição dos Jogos em Caracas/87, o treinador da equipe e ex-atleta, Renato Emílio, acredita num bom resultado em São Domingo. "São dois atletas experientes e quando entrarem em combate tudo pode acontecer. Se eles caírem numa boa chave, a gente pode chegar na ponta do grupo. Acho que é possível até ganhar uma medalha", afirmou Emílio

As seletivas para os Jogos Pan-Americanos foram disputadas no ano passado, em El Salvador. Embora o Brasil tenha disputado uma vaga por equipes, somente Leonardo Lacerda conseguiu a classificação no individual. No feminino, os dirigentes brasileiros preferiram disputar somente a categoria individual. "Hoje já chegamos num nível em que não vamos mais às competições somente para participar. Só vamos se tivermos chances de bons resultados. Se as seletivas fossem disputadas este ano, com certeza levaríamos uma equipe feminina também", explicou Emílio.

O treinador, que aponta as equipes dos Estados Unidos e do México como as mais fortes, foi o ganhador de duas medalhas de bronze no Jogos Pan-Americanos de Caracas. Naquela mesma edição, a equipe feminina também conquistou o bronze.

A primeira das quatro medalhas da história da modalidade nos Jogos Pan-Americanos foi conquistada pela equipe feminina em Porto Rico, em 1979.

Disputa - A disputa do tiro com arco na fase inicial é eliminatória e o arqueiro dispara 36 flechas, em seis séries de seis flechas cada. O competidor tem quatro minutos para realizar cada série. Na categoria masculina, as distâncias são de 30 metros, 50m, 70m e 90m, enquanto a feminina tem 30m, 50m, 60m e 70m. O alvo tem 1,22m de diâmetro e é formado por dez círculos concêntricos, sendo que o menor vale dez pontos e cada círculo seguinte perde um ponto em valor. Vence aquele que conseguir somar o maior número possível de pontos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;