Internacional Titulo
Rússia acredita na volta do Irã à mesa de negociações
Do Diário OnLine
Com AFP
01/06/2006 | 23:42
Compartilhar notícia


O ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, disse nesta sexta-feira que acredita em uma resposta afirmativa do Irã à proposta das seis potências mundiais para solucionar a crise nuclear.

"A Rússia conta com uma resposta positiva do Irã à oferta feita pelas seis potências, e com seu retorno à mesa de negociações", disse Lavrov à imprensa em Viena, segundo a agência russa Itas-Tass.

"Juntos, na mesa de negociações, seremos capazes de trabalhar para encontrar uma formúla que nos permita assegurar ao Irã seu direito legítimo a uma energia nuclear pacífica, mas respeitando o regime de não-proliferação", disse Lavrov.

O chanceler russo destacou que a proposta feita a Teerã teve o consentimento de França, Grã-Bretanha, China, Rússia e Alemanha, com o apoio explícito dos Estados Unidos.

"Não foi um passo simples para eles (os americanos). Estados Unidos e Irã estão há 26 anos sem vínculos", destacou o ministro russo.

As grandes potências acertaram nesta quinta-feira, em Viena, uma proposta dedicada a persuadir o Irã a abandonar suas atividades nucleares polêmicas.

A proposta prevê a suspensão de eventuais sanções no Conselho de Segurança da ONU e a retomada das negociações, "se o Irã suspender todas as atividades ligadas ao enriquecimento (de urânio) e recuar", como pede a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;