Economia Titulo
Mercosul e Uniao Européia discutem Haider e Pinochet
Do Diário do Grande ABC
23/02/2000 | 16:32
Compartilhar notícia


O ministro das Relaçoes Exteriores, Luiz Felipe Lampreia, disse que a reuniao entre a Uniao Européia e o Mercosul nesta quinta e sexta-feira, em Portugal, será uma oportunidade de melhorar as relaçoes com o bloco europeu. "Já na viagem estive conversando com o comissário europeu Chris Patten sobre o programa bilateral Brasil-Uniao Européia e sobre as áreas em que nós podemos desenvolver essa relaçao", disse Lampreia.

Na reuniao entre os dois blocos, o objetivo principal é a cooperaçao política, mas há duas questoes em aberto: o julgamento de Pinochet e o novo governo austríaco, que integra a extrema direita. "Pinochet vai ser discutido. Vamos manter a posiçao que adotamos no final de 98, que é de respeito à soberania chilena." Sobre a Austria, o ministro reafirmou a posiçao adotada pelo Mercosul: "Consideramos que nao é aceitável que um governo tenha um partido de extrema direita."

No entanto, Lampreia nao vai recusar uma reuniao em que esteja presente a representante do governo austríaco: "Eles fazem parte da Uniao Européia. As questoes que se deram foram entre os países europeus e a Austria. Mas eu nao vou ter nenhuma reuniao com a ministra da Austria, embora goste muito dela, seja uma pessoa com que eu tenho relaçoes profissionais há muitos anos", afirmou, referindo-se à ministra Benita Ferrero-Waldner, que é do Partido Conservador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;